A saga de rumores sobre as câmaras do Galaxy S26 Ultra continua a aquecer, naquilo que deverá ser uma geração (finalmente) diferente e com mais capacidade de convencer os consumidores.
Porém, agora há novidades que podem desapontar quem esperava um salto gigante na fotografia móvel.
A Samsung tem o hábito de testar múltiplos protótipos antes de decidir a versão final dos seus topos de gama, e um dos rumores mais recentes sugeria que o S26 Ultra iria estrear duas câmaras de 200MP. No entanto, uma nova fuga de informação desmente completamente essa ideia, alegando que a Samsung vai manter apenas um sensor de 200MP, tal como nos modelos Ultra mais recentes da gama Galaxy S.
Culpa não é da Samsung, é do processador? Snapdragon 8 Elite Gen 2.
De acordo com o leaker @PandaFlashPro, o motivo para esta decisão pode estar nas limitações do novo processador da Qualcomm. O Snapdragon 8 Elite Gen 2, que muito provavelmente serve de base ao Galaxy S26 Ultra, tem suporte para um sensor até 320MP, mas não parece estar preparado para lidar com dois sensores de 200MP em simultâneo.
A confirmar-se, isto significa que a Samsung pode ter testado a configuração dupla, mas foi forçada a desistir devido a restrições técnicas do chipset. Além disso, não há qualquer evidência de que um modelo com Exynos 2600 esteja em desenvolvimento, pelo que todas as versões do S26 Ultra devem mesmo contar com Snapdragon, como começa a ser costume.
Variável sim, dobro não!
Se há um consolo, é que o Galaxy S26 Ultra deverá trazer de volta a tecnologia de abertura variável, uma funcionalidade que pode dar mais flexibilidade às fotografias tiradas com pouca luz. Além disso, há rumores de que o Bluetooth da S Pen vai regressar, depois da sua ausência no modelo anterior.
A verdade é que ainda faltam vários meses para o lançamento do Galaxy S26 Ultra. Por isso muita coisa pode mudar até lá. Mas, por agora, quem sonhava com um setup revolucionário de câmaras pode ter de baixar as expectativas.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.