Como estamos fartos de dizer, a Apple está a preparar um novo iPhone mais leve, e também mais fino, de forma a tentar mudar a forma como desenvolve e lançar smartphone no mercado global. Uma tendência que, como sempre, já parece ter seguidores.
Quer se goste ou não da Apple, esta tem sempre a capacidade de criar tendências no mundo dos smartphones, e ao que tudo indica, é exatamente por isso que várias fabricantes já começaram a implementar ideias que parecem sugerir dietas exageradas para alguns dos seus modelos mais populares.
A Samsung é, curiosamente, uma destas fabricantes.
Galaxy S25 vai fazer dieta! A culpa é do iPhone.
Portanto, esta não é a primeira vez que se fala de uma mudança de estratégia dentro do mundo Galaxy da Samsung. Aliás, há até quem diga que o nome Galaxy vai desaparecer, isto dentro de uma autêntica revolução daquilo que é a forma de fazer as coisas dentro da empresa.
Mas, nas primeiras vezes que ouvimos falar destas mudanças, o alvo era o Galaxy S25 FE, e não o lançamento de uma versão especial do Galaxy S25.
Como deve imaginar, todos os aparelhos Galaxy S25 estão agora finalizados e prontos para a fase da produção em massa. Afinal, estamos a falar de toda uma gama que deve chegar ao mercado já em Janeiro. Não há tempo para fazer mais, nem melhor.
Mas, da mesma forma que a Samsung lançou um dobrável mais leve e mais fino (Galaxy Z Fold SE), tudo indica que algo de muito similar vai também acontecer com a gama Galaxy S25. Ou seja, a gigante Sul-Coreana está a planear lançar um Galaxy S25 Special Edition baseado num design mais fino, mais compacto, e claro, mais leve.
Ainda não sabemos quando é isto que isto vai acontecer. Mas, a ideia parece ser muito similar à da Apple. Ou seja, lançar uma versão especial, que não é necessariamente a versão mais poderosa do aparelho, para tentar perceber que tipo de receção tem no mercado.
Vão existir sacrifícios!
Desenvolver e produzir um smartphone mais fino não é assim tão fácil como parece.
Isto significa que todos os componentes vão ficar mais apertados, o que não só complica a refrigeração, como também implica a implementação de uma bateria mais fina, isto já para não falar do módulo de câmaras que vai ter de ser menos completo e poderoso.
Dito isto, no lado das baterias, a realidade é que a tecnologia tem vindo a evoluir de forma muito interessante, e como tal, é perfeitamente possível diminuir a grossura do aparelho sem comprometer em demânsia a capacidade de armazenamento de energia. Mas… Em tudo o resto… As coisas já não são bem assim.
Estes são os mesmos desafios que estão em cima da mesa para a Apple. Por isso, vamos ver quem se safa melhor!
Fica a questão… Será que este S25 Special Edition chega mais ou menos no verão? De forma a pisar os calos à Apple?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!