A Samsung não costuma andar nos tops de performance quando o tema são câmaras, deixando isso para as fabricantes Chinesas, para a Google, e por vezes para a Apple.
Assim, apesar de o facto de as capturas dos smartphones Galaxy não serem más, e na minha opinião de até serem das mais fidedignas, a verdade é que a Samsung não se anda a esforçar neste campo.
A gigante Sul-Coreana não costuma implementar novo hardware de câmaras todos os anos, sendo exatamente por isso que é esperado que o módulo de câmaras do Galaxy S25 Ultra seja de facto muito similar ao do Galaxy S24 Ultra.
Então… Onde estão as diferenças? No software.
Galaxy S25: Samsung prefere Software (IA) em vez de Hardware
Portanto, como já dissemos várias vezes ao longo das últimas semanas, apesar de algumas mudanças, especialmente no lado do design, os novos Galaxy S25 não vão revolucionar grande coisa face ao que já existe no mercado.
Isto pode ser positivo para alguns utilizadores, que olham para os smartphones Galaxy como o expoente máximo daquilo que o ecossistema Android pode oferecer. Mas também pode ser visto como um velho “encostanço” à sombra da bananeira, naquilo que é uma Samsung com medo de inovar.
Bem, esteja num lado ou no outro, a realidade é que a Samsung está agora muito mais focada no lado do software. Especialmente quando o tema é a captura de imagem através do módulo traseiro de câmaras.
Por isso, naquilo que deverá ser uma aposta ainda maior no Galaxy AI, tudo indica que grande parte deste foco vai estar no lado da fotografia.
Ou seja, o Galaxy S25 Ultra poderá vir equipado com várias novas funcionalidades de câmara com IA
De facto, Ice Universe, um dos maiores “leakers” de informação da indústria, já tinha mencionado que apesar de poucas melhorias no lado do hardware, o Galaxy S25 Ultra seria capaz de oferecer uma gravação de vídeo visivelmente superior às anteriores gerações. Isto graças a uma melhoria no processamento no lado do SoC, mas também a várias otimizações no lado do software, com, claro, alguma ajuda de IA.
Afinal, o último leak aponta para a implementação de algoritmos IA capazes de melhorar a qualidade, ao mesmo tempo que são capazes de anular o ruído na imagem. Também é sugerida uma funcionalidade capaz de remover sons indesejados no lado do áudio.
Ainda no lado do vídeo, tudo indica que vai ser finalmente possível mudar de sensor durante a gravação, sem atrasos ou cortes.
Além disto, vários leaks apontam para fotografias macro com 4x mais qualidade.
Vai valer a pena?
Ainda é cedo para dizer. Mas, normalmente, os “leaks” apontam sempre para melhorias incríveis, que no mundo real não se apresentam com o mesmo fulgor.
A Samsung nunca foi capaz de exceder expetativas no lado das câmaras. Mas… Agora com muita e boa IA, talvez seja capaz de surpreender até o maior dos entusiastas.
Algo que acharia estranho, porque as fabricantes Chinesas continuam a apostar forte e feio em novidades no hardware. Isto de forma a companhar as novidades no lado do software.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!