Não é que o Exynos 2400 seja um mau processador, porque não é. Porém, uma das grandes desilusões por parte dos consumidores face aos smartphones topo de gama da Samsung, foi obviamente o regresso deste processador em vez de um uso alargado de processadores Qualcomm Snapdragon 8 Gen3.
É compreensÃvel o porquê de a Samsung ter feito aquilo que fez. Afinal, os Exynos são processadores desenvolvidos e produzidos dentro de portas, com um nÃvel de performance muito similar aos processadores mais poderosos da Qualcomm e MediaTek. Por isso, é uma excelente forma de poupar dinheiro! Isto ao mesmo tempo que não se tem de lidar com uma parceira por vezes complicada.
Porém, o grande problema é que a Samsung também anda a sofrer um pouco no lado da produção, especialmente quando chega a altura de produzir em massa nas suas linhas mais recentes e tecnicamente evoluÃdas. Por isso, tudo indica que o Exynos 2500 possa vir a não ser uma realidade, ou se aparecer, vai acontecer em quantidades quase irrisórias, em mercados pouco importantes.
Galaxy S25: Problemas! Exynos fica pelo caminho
Portanto, ao que tudo indica, tal e qual como aconteceu com os Galaxy S23 de 2023, os novos Galaxy S25 devem ser baseados apenas e só em processadores Qualcomm Snapdragon. Algo interessante, porque tudo apontava para uma divisão entre processadores Snapdragon e Exynos. Tal e qual como tivemos a oportunidade de ver com os Galaxy S24 de 2024.
Porém, isto não acontece por escolha, mas sim por obrigação. A Samsung não está a conseguir ter bons resultados no lado da produção dos novos Exynos 2500, e como tal, terá de contar apenas e só com os mais caros Snapdragon 8 Gen4 da parceira Qualcomm.
- Nota: O problema está na percentagem de chips que estão a sair com defeito nas linhas de 3nm da Samsung.
Existe também a possibilidade de a Samsung se virar para a MediaTek, que é significativamente mais barata face à Qualcomm. Aliás, rumores apontam para que um ou mais tablets da nova gama Tab S10 tenha como base o SoC MediaTek Dimensity 9300+. Ou seja, já existe uma parceria comercial entre as duas empresas.
Algo que seria muito interessante, visto que todos os rumores apontam para um Qualcomm Snapdragon 8 Gen4 60 dólares mais caro. Isto face ao atual topo de gama da gigante dos processadores. 60 dólares por unidade… Vai ser pesado no preço!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!