O hardware dos smartphones atuais é absolutamente incrível, especialmente quando se fala dos modelos mais premium, que também são obviamente significativamente mais caros. Mas, há muito tempo que o smartphone deixou de ser apenas e só hardware. Se o software for mau, por muito bom que sejam os chips… A experiência vai ser má.
O inverso também acontece! Ou seja, mesmo quando todo o pacote já é “bom”, uma atualização de software pode transformar a experiência ao elevar tudo e mais alguma coisa. É exatamente isso que a Samsung está a pensar fazer com o One UI 8.0.
Galaxy S25 melhorou (e muito) com o One UI 8!
Portanto, ainda não sabemos quando é que a próxima grande atualização ao One UI vai ser lançada. Mas, os trabalhos continuam em cima do Android 16, e ao que tudo indica, o aumento de performance vai ser absolutamente incrível.
O modelo base do Galaxy S25 já apareceu em algumas plataformas de benchmark com o One UI 8.0 instalado, e a performance foi 32% superior ao mesmo exato smartphone com o “velhinho” One UI 7.0.
Se isto é magia, ou é trabalho árduo a sério… Não fazemos ideia. Mas uma coisa é certa, estão coisas muito boas a caminho de quem tem um Galaxy S25 no bolso. Aliás, como o One UI 8.0 também deverá chegar a outros smartphones de topo mais antigos, é muito provável que também existam aumentos de performance muito similares no Galaxy S24, S23, etc…
De onde vem este aumento de performance? Qual é a diferença?
Ao que tudo indica, tudo se deve a otimizações importantes por sua vez capazes de elevar a performance single-thread do SoC.
Neste caso, o Galaxy S25 foi capaz de chegar aos 3057 pontos no teste single-core, e 9909 no teste multi-core. Comparativamente ao One UI 7.0, estamos a falar de mais 743 pontos no primeiro, e mais 751 pontos no segundo.
São números interessantes que podem fazer a diferença, especialmente ao longo do ciclo de vida do smartphone, onde esta performance extra poderá estender o seu uso por mais 1 ou 2 anos.