Galaxy S25 poderá correr jogos de consola e PC no máximo!

Há muita confusão em torno da estratégia de chips da Samsung para a gama Galaxy S25. Os rumores sugerem a possibilidade de uma exclusividade do Snapdragon, uma estratégia de chip duplo Snapdragon-Exynos ou uma estratégia tripla com o MediaTek à mistura. Enquanto esperamos que isto se perceba, um novo rumor revelou informações interessantes sobre os próximos topos-de-gama da Samsung. O Galaxy S25, pelo menos as unidades equipadas com um processador Snapdragon, irão alegadamente suportar o upscaling de IA do tipo FSR/DLSS para jogos. A confirmar-se o Galaxy S25 irá poder correr jogos de consola e PC no máximo e sem qualquer dificuldade.

Galaxy S25 poderá correr jogos de consola e PC no máximo!

O famoso informador chinês Digital Chat Station foi recentemente ao Weibo e afirmou que o Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm (o chipset que deverá equipar a série Galaxy S25 em alguns ou todos os mercados) terá uma gráfica Adreno 830 melhorada com suporte para a tecnologia de interpolação de frames. Por outras palavras, o chip pode utilizar IA para aumentar as taxas de frames em jogos com gráficos intensos. Isto ajuda a tornar a jogabilidade mais suave, desde que os programadores suportem a tecnologia nos seus jogos.

O leakster diz que o Snapdragon 8 Gen 4 pode executar o Genshin Impact com uma resolução de 1080p e uma taxa de frames de 120 fps (fotogramas por segundo). Se for verdade, estamos perante uma enorme melhoria na taxa de frames. Entretanto o Snapdragon 8 Gen 3 do Galaxy S24 atinge os 60 fps nas definições gráficas máximas do Genshin Impact. Isto é muito importante num chip de smartphone. A interpolação de frames é uma tecnologia relativamente nova, limitada às mais recentes gráficas para PC da AMD e da Nvidia. As suas soluções são denominadas FSR e DLSS, respetivamente.

O truque consiste em inserir artificialmente novos frames entre os existentes, fazendo com que os gráficos pareçam mais suaves do que são na realidade.

A tecnologia pode ocasionalmente causar problemas como a desfocagem, mas torna certamente a jogabilidade melhor. Como já foi dito, os programadores têm de adotar a interpolação de frames para que a funcionalidade esteja disponível nos seus jogos. No entanto, o potencial é enorme se for implementado corretamente. Ou seja, jogos de consola vão poder funcionar sem problemas nos smartphones Android.

A Apple já o consegue fazer

Bem, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max com A17 Pro da Apple já podem rodar jogos AAA como Resident Evil Village e Assassin’s Creed: Mirage. Portanto, já é hora de os fabricantes de chips Android se atualizarem. E a Qualcomm pode liderar tudo isto com o seu chipset de próxima geração. Claro, que com o tempo isto não será exclusivo da série Galaxy S25. Outros telemóveis equipados com o chipset da Qualcomm também terão acesso a esta revolucionária tecnologia de jogos.

O novo Snapdragon chega em outubro, possivelmente com um preço mais elevado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também