Galaxy S24 Ultra com Exynos? Cada vez mais certo!

Apesar de todo o sucesso que a Samsung tem feito com as suas mais recentes gamas de produtos baseados em chips Snapdragon, a verdade é que o encarecimento destes processadores é cada vez mais um problema sério para a Qualcomm, Samsung, e bem, todas as outras grandes fabricantes de aparelhos baseados no sistema operativo Android.

Afinal, caso não saiba, apesar do facto de o SoC Snapdragon 8 Gen2 já não ser propriamente barato, existem planos para que o seu sucessor (Snapdragon 8 Gen3) seja significativamente mais caro. Especialmente mais caro nas versões ‘Especiais’ que a Samsung tem vindo a utilizar nos seus smartphones.

Uma má notícia numa altura em que os smartphones de gama alta encareceram de forma incrível, e estão muito perto de chegar ao limite daquilo que um consumidor quer, ou pode pagar.

Sendo exatamente por isso que apesar dos planos de renovar completamente o desenvolvimento e estratégia de lançamento de processadores Exynos… A Samsung está cada vez mais tentada em equipar parte da sua produção de aparelhos Galaxy S24 com o seu novo SoC Exynos 2400.

Sim, a Samsung deixou de lançar os processadores Exynos, mas não parou de os desenvolver. Assim, se a Qualcomm se “arma” em careira, a Samsung não vai ter qualquer problema em utilizar as suas próprias linhas para poupar uma grande quantia de dinheiro no lado da produção.

Porém, depois de tudo aquilo que aconteceu… É inegável… Tenho medo! Quero ver o Galaxy S24 com Snapdragon e não com Exynos.

Galaxy S24 Ultra com Exynos? Cada vez mais certo!

exynos, s22

Portanto, como se deve lembrar, a Samsung sempre gostou de separar os seus aparelhos Galaxy em versões baseadas nos processadores Snapdragon da Qualcomm, e em versões baseadas em processadores Exynos de produção Samsung. Normalmente, era a segunda versão que aparecia nas prateleiras do mercado Europeu, onde temos de incluir Portugal.

Porém, nos últimos anos, é inegável que os aparelhos baseados no SoC Exynos deixaram uma má imagem, ao oferecer níveis de performance inconsistentes, problemas de sobreaquecimento, e talvez pior que tudo isto, fraca autonomia da bateria.

Os consumidores não querem ver os “velhos” processadores Exynos de volta. Porém, segundo novas informações, apesar de ainda nada ter sido dito acerca da Europa, existe uma grande possibilidade (80%) de todo aparelhos comercializados na Coreia do Sul acabem baseados no Exynos 2400 em vez do novo SoC da Qualcomm.

É tudo uma questão de margens!

s23, galaxy, samsung

A Samsung tem vindo a tentar negociar com a Qualcomm, apresentando sempre a carta “Nós temos o Exynos pronto a produzir e implementar”. Porém, a Qualcomm sabe qual é o processador preferencial, e sabe o sucesso que a Samsung teve em 2023 com a sua gama Galaxy S23 baseada no Snapdragon 8 Gen2. Por isso, as duas empresas não estão a chegar a acordo.

Qual é a grande diferença? Bem, apesar de tudo indicar que o Snapdragon 8 Gen3 vai ser superior ao Exynos 2400, a Samsung pode aumentar as suas margens de lucro de forma muito significativa se equipar uma grande parte da nova gama Galaxy S24 com chips feitos “em casa”.

Mas… É inegável! É uma jogada arriscada! Especialmente num ano em que a Apple vai ter uma série de aparelhos baseados em processadores de 3nm, um processo que pode utilizar à vontade apenas e só para si, e que vai oferecer novos níveis de performance e eficiência energética. Esta não é a altura de inventar para a Samsung!

Em suma, pessoalmente, acredito que isto seja apenas um braço de ferro entre a Samsung e a Qualcomm. Mas… Onde há fumo, há quase sempre fogo.

Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também