A Apple está, normalmente, num mundo aparte quando o tema é performance pura e dura, ao ser capaz de garantir as melhores linhas de produção, ao mesmo tempo que é sempre capaz de arranjar designs incríveis, que casam de forma perfeita com o restante hardware que dá vida aos seus aparelhos mobile.
No entanto, nos últimos tempos, temos visto uma Qualcomm (Snapdragon) e também uma MediaTek (Dimensity), mais fortes, e com vontade de bater o pé aos processadores Apple Bionic.
Sabe o que isto significa em 2022/2023? Bem, vamos por partes!
Galaxy S23 Ultra é melhor que o iPhone 13, mas mais lento que o 14
Portanto, antes de mais nada, é preciso dizer que o resultado de um teste sintético não significa nada no grande esquema das coisas. Ainda assim, podemos dizer com toda a naturalidade que o Galaxy S23 Ultra vai muito provavelmente ser o aparelho bandeira do mundo Android, em 2023, ao oferecer um dos pacotes mais desejáveis do ano. Isto não é de todo uma grande novidade.
Especialmente quando já sabemos que a totalidade da gama Galaxy S23, vai ser baseada no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, em todas as regiões. Sim, leu bem, em 2023 não vai haver Exynos para ninguém, e ainda bem.
Dito tudo isto, mesmo sabendo que os benchmarks valem o que valem… Com um novo leak de performance do Galaxy S23 Ultra, no GeekBench, já podemos aferir mais ou menos qual é o nível de performance, teórico, do novo topo de gama da Samsung, face aquilo que a Apple tem vindo a fazer, e a oferecer aos seus fãs, nos últimos tempos.
Sabe qual é a conclusão? Bem, apesar das fracas melhorias entre o iPhone 13 Pro e o iPhone 14 Pro, a verdade é que o S23 Ultra conseguiu ficar bem no meio destes aparelhos, num dos benchmarks sintéticos mais valorosos da indústria.
Assim, comparativamente aos resultados acima, o iPhone 14 Pro é capaz de chegar aos 1800 pontos no teste single-thread, e 5300 pontos no teste multi-thread. Por sua vez, o iPhone 13 Pro fica pelos 1700 pontos no teste single-thread e 4600 pontos no teste multi-thread.
Como é óbvio, o Galaxy S23 Ultra ainda está a correr em software inacabado, e por isso, até chegar ao mercado, é provável que estes valores aumentem um pouco. O que claro está, significa que o novo topo de gama da Samsung vai ficar ali a meio dos dois iPhones Pro mais recentes. Nada mau! Tendo em conta os resultados do passado recente, entre os processadores Apple e aquilo que a Qualcomm tem oferecido ao mundo mobile.
Entretanto, como já dissemos em cima, isto não conta a história toda, especialmente porque a Samsung está extremamente focada na experiência de software, e claro, performance pura e dura. O S23 Ultra vai com toda a certeza ser uma besta! Especialmente na parte da fotografia, graças a algumas melhorias no processamento de imagem do novo SoC da Qualcomm.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!