Numa altura de consumismo puro, como é o Black Friday e Natal, é sempre boa ideia relembrar que estamos prestes a dar as boas vindas a toda uma nova geração de smartphones Android, que claro está, deverá ser liderada pelo Galaxy S23 Ultra, o smartphone mais poderoso da Samsung para o ano de 2023.
Entretanto, como já é tradição, já sabemos tudo, ou quase tudo, acerca da nova gama de smartphones da gigante Sul-Coreana. Vamos por partes?
Tudo o que sabemos acerca do Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra
Portanto, como deve saber, a nova geração de smartphones Android está mesmo aà prestes a rebentar. Aliás, até já existem rumores de que a Xiaomi quer apresentar a sua nova geração ainda durante este mês de Novembro, ou inÃcio do mês de Dezembro, com a Oppo a também apresentar indÃcios muito similares.
No caso da Samsung, que é a lÃder de mercado, o anúncio deverá acontecer no inÃcio do mês de Fevereiro. Ou seja, estamos a mais ou menos 2~3 meses do lançamento dos novos Galaxy S23, que apesar de não revolucionarem nada, vão ser muito provavelmente os melhores smartphones que a Samsung alguma vez lançou desde que se meteu no mundo Android.
Porquê? Bem, a Samsung decidiu resolver os ‘defeitos’, em vez de inventar, e isso é certamente de louvar.
Toda a gama vai ser muito parecida aos atuais Galaxy S22, à exceção do S23 e S23+, que vão ter uma traseira ligeiramente diferente
Como disse em cima, a Samsung decidiu não revolucionar nada na parte do design, preferindo uma estratégia de refinação daquilo que já tem no mercado. É algo que também já fez com os Galaxy Z Fold e Flip em 2022, com muito sucesso diga-se de passagem.
Tudo isto significa um visual idêntico, mas melhorias no tamanho das margens, na qualidade dos materiais, e claro, conforto de utilização no dia-a-dia.
Performance
Toda a gama Galaxy S23 vai finalmente aproveitar a plataforma Snapdragon 8 Gen2, da Qualcomm, em todas as regiões. Sim, isto significa que vamos dizer adeus ao Exynos na Europa, mas talvez mais importante que isto, vamos ver uma Samsung mais focada na experiência de utilização, ao desenvolver um Sistema Operativo para uma base única e sólida.
Curiosamente, dentro deste processo de normalização, a Samsung também parece ter conseguido meter as mãos em processadores mais poderosos face à concorrência. Ao que tudo indica, o Snapdragon 8 Gen2 da gama Galaxy S23 vai chegar ao mercado com uma frequência um pouco superior ao normal, ou seja, são processadores com maior ‘binning’.
Além de tudo isto, é esperado que a Samsung aposte nos chips de memória RAM e armazenamento interno mais recentes, e mais poderosos. Ou seja, memória LPDDR5X, e armazenamento UFS 4.0.
Na parte da performance é ainda necessário falar do sensor de 200MP topo de gama da Samsung, que deverá ser um exclusivo S23 Ultra. O S23 e S23+ deverão manter módulos muito similares aos da gama Galaxy S22.
Por fim, no ecrã, é esperado que a Samsung corte as margens em todos os modelos, como já dissemos em cima, mas que também equipe os seus novos smartphones com ecrãs OLED um pouco superiores ao que já conhecemos. No caso do S23 Ultra, isto significa um ecrã OLED capaz de chegar aos 2200 nits de brilho máximo, e capacidade de chegar aos 120Hz.
Tamanho do ecrã:
- S23: 6.1” OLED FHD+
- S23+: 6.6” OLED FHD+
- S23 Ultra: 6.8” QHD+
Bateria:
- S23: 3900mAh (25W/15W sem fios)
- S23+: 4700mAh (25W/15W sem fios)
- S23 Ultra: 5000mAh (45W/15W sem fios)
Preço e Disponibilidade
Estamos à espera de um anúncio no inÃcio de Fevereiro, e lançamento propriamente dito dos aparelhos em loja 2 semanas depois. Quanto ao preço, apesar de honestamente não querer um aumento, não me admiraria nada que isso acontece, em todos os aparelhos, graças à inflação que aflige todas as regiões do globo. Apontaria para um aumento de ~100€, em todos os modelos, que a Samsung vai tentar compensar com ofertas na campanha de pré-lançamento.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!