Galaxy S23: Mais performance, maior eficiência, mesmo design

A Samsung está prestes a anunciar os seus novos dobráveis, que entretanto deverão chegar às prateleiras muito provavelmente durante o mês de Agosto. Ainda assim, apesar da importância deste lançamento para a fabricante e para o próprio mundo Android, a verdade é que a grande maioria dos entusiastas já está a olhar para o que vem a seguir… Ou seja, a gama de smartphones Android Galaxy S23!

Especialmente depois do recente anúncio da ARM, que por sua vez promete uma maior eficiência energética, e claro, mais performance.

Galaxy S23: Mais performance, maior eficiência, mesmo design

S22 Ultra

Portanto, a ARM, a grande responsável pelos núcleos dos CPUs que dão vida à grande maioria dos smartphones Android que podemos encontrar no mercado, já avançou com novas versões, denominadas de Cortex-X3, Cortex-A715 e Cortex-A510, tudo núcleos que deverão ser implementados nos próximos SoCs topo de gama das mais variadas fabricantes (Samsung – Exynos 2300 / Qualcomm – Snapdragon 8 Gen2 / MediaTek – Dimensity 10000).

Samsung Galaxy S23 com Exynos ou sem Exynos? Eis a questão!

Nos últimos meses, muitos têm sido os rumores a apontar para uma pausa no projeto Exynos, o que por sua vez também deverá significar uma completa aposta naquilo que a Qualcomm tem para oferecer.

A pausa deverá durar pelo menos 3 anos, de forma a ser possível voltar mais forte, ou seja, capaz de rivalizar com aquilo que a Apple anda a fazer com os seus próprios SoCs ARM.

O que muda? 

Pois bem, como já deve ter percebido, o núcleo topo de gama (Cortex-X3), chega ao mercado para substituir o atual Cortex-X2 que podemos encontrar em todos os SoCs mobile de gama alta, como é o exemplo do Snapdragon 8 Gen1 (e Gen1+), do MediaTek Dimensity 9000, e claro, do Samsung Exynos 2200.

Dito isto, a nova versão promete um aumento de 22% na performance máxima! Contudo, a ARM apenas garante esta performance, se o SoC for produzido a partir de um processo de 3nm. Assim, se o SoC for produzido a partir de um dos atuais processos de 4nm, o aumento de performance fica pelos 11%. (Além disto, o novo núcleo só suporte instruções de 64-bits, ou seja, vai ser incapaz de correr apps de 32-bits).

Na prática, a ARM afirma que o seu novo núcleo Cortex-X3 é capaz de oferecer uma performance 34% superior aquilo que a Intel oferece no seu Core i7-1260p. Um dos seus processadores mais populares, na gama média do mundo dos portáteis. Contudo, a nova oferta continua aquém daquilo que a Apple oferece com os seus processadores M1 e M2.

Entretanto, os núcleos Cortex-A715 e Cortex-A510 aparecem sem grandes melhorias na performance. Sabe porquê? O foco foi apenas um… A eficiência energética! 

Quando é que podemos esperar smartphones com estes novos núcleos?

É muito provável que os primeiros smartphones baseados na mais recente tecnologia da ARM apareçam no mercado no final de 2022, em Dezembro, através do Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, que normalmente chega às prateleiras através dos esforços da Xiaomi e da sua gama mais alta de smartphones Android.

Mas, como é óbvio, apesar de todos os esforços da Xiaomi no mundo Android, a fabricante ainda não tem o mesmo peso que a Samsung, que por sua vez, está a preparar um lançamento da nova gama Galaxy S23 para Janeiro ou Fevereiro de 2023.

Uma gama de smartphones que chega no seguimento de um Galaxy S22 Ultra extremamente popular, que tem vendido que nem pãezinhos quentes.

Contudo, se está à espera de uma grande diferença no design, o melhor é mesmo tirar o cavalinho da chuva. Já foi confirmado que o furo no ecrã vai continuar. Como tal, vamos ver apenas uma pequena evolução na filosofia de design que a Samsung tem oferecido nos últimos tempos, e pouco mais.

Por isso, vamos ter um pouco mais do mesmo, com a Samsung muito focada na performance e eficiência energética. Será suficiente?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Expetativas altas? Ou está à espera de uma outra atualização sem qualquer substância? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também