Galaxy S23: Já chegam às lojas com 60GB ocupados!?

Nos últimos dias, muitos têm sido os relatos de que os novos Galaxy S23 têm um sistema extremamente pesado, com demasiadas apps inúteis, com tudo junto a pesar cerca de 60GB.

Por isso, fui pegar no Galaxy S23+ que temos em teste, para confirmar a coisa… e não é que é mesmo verdade? Agora resta perceber o porquê de tanto ‘giga’ ocupado num telemóvel rigorosamente novo.

Galaxy S23: Já chegam às lojas com 60GB ocupados!?

Portanto, os rumores são verdade, mas ao mesmo tempo, também não contam toda a história. No meu caso, tenho a “pasta” sistema a ocupar cerca de 59.72GB, como pode ver na imagem em cima. O que claro, parece obviamente um exagero. Mas, a verdade é que o que aqui está, não é apenas o sistema do smartphone.

Ou seja, a Samsung faz um relatório de armazenamento de uma forma um pouco diferente, comparativamente às restante fabricantes. Assim, nesta “pasta” sistema, temos o Sistema Operativo, a Cache, bem como uma parte do armazenamento que não está realmente disponível.

Vamos por partes!

De forma mais concreta, a Samsung, além de todo o sistema operativo, e de várias apps de sistema, também incluii todo o espaço que o sistema operativo poderá precisar (que verdade seja dita, podia usar alguma otimização), bem como vários ficheiros de cache. Que cache é esta? Bem, à medida que vai utilizando as suas apps, e vai instalando mais software, este número apenas vai aumentar, porque o smartphone vai guardando dados (e bem), para tentar melhorar a performance e usabilidade daquilo que mais utiliza no seu dia-a-dia.

Para completar esta explicação, no sistema, a Samsung também mete o espaço que deveria existir, mas não existe.

Ou seja, um disco rígido de 1TB, tem na verdade “apenas” 931GB de armazenamento disponível. Sendo exatamente por isso que o armazenamento parece estranho em todos os aparelhos Samsung Galaxy. Sim, todos! Isto não começou agora com os Galaxy S23.

No meu caso, o S23+ em teste com 256GB de armazenamento, tem apenas 236GB de armazenamento disponível, com a diferença a aparecer no “Sistema”, para não criar confusão na cabeça do utilizador.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também