Galaxy S23 e Xiaomi 13 vão meter iPhone 14 Pro no bolso!?

Como já deve ter percebido, a grande maioria dos smartphones Android de referência, são baseados no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, ou, no caso dos aparelhos mais recentes, no Snapdragon 8+ Gen1.

Assim, como é normal, com o fim do ciclo de aparelhos de gama alta Android a terminar já no próximo mês, com o lançamento do Xiaomi 12T Pro, está na altura de começar a olhar para o que vem a seguir! Ou seja, nos novos aparelhos baseados no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2.

É que pelos vistos, no ano em que até a Samsung decidiu apostar nos chips da Qualcomm, em vez de em novos e desapontantes processadores Exynos, vamos finalmente ver um nível de performance capaz de bater o pé aquilo que a Apple tem para oferecer do seu smartphone mais poderoso (e caro).

Será que vai ser em 2023, que vamos ver os topo de gama Android com performance superior ao iPhone mais poderoso?

Galaxy S23, Xiaomi 13, etc… Vão meter iPhone 14 Pro no bolso!?

S22 Ultra

Portanto, segundo o que tem chegado à Internet, o Snapdragon 8 Gen2, agora produzido apenas e só nas linhas da TSMC, vai trazer uma versão “ultra-high frequency”, capaz de chegar aos 3.5GHz.

Em paralelo, também são esperadas melhorias muito significativas na performance gráfica, vinda do GPU. O que claro está, em conjunto com o restante SoC, torna possível ultrapassar pelo menos partes daquilo que a Apple consegue oferecer a partir do seu SoC mobile mais recente, o Apple A16 Bionic.

Isto é importante? Porquê?

Apesar de todo o potencial que a Qualcomm tem, e sempre teve, a verdade é que no campo dos SoCs, a Apple tem dominado o mundo dos smartphones! Por vezes, de uma forma que faz pouco sentido.

Durante muito tempo, o SoC Apple Bionic do ano passado, e em certos casos, com 2 anos de idade em cima, era mais rápido que o Snapdragon mais recente do mercado. Algo que pelos vistos começou a mudar! Com a Qualcomm a ser capaz de ultrapassar aquilo que a Apple tem para oferecer em certos aspetos daquilo que faz um smartphone ser um verdadeiro topo de gama.

Obviamente que a performance de um smartphones não se deve apenas ao SoC que lhe dá vida! É um pacote onde temos de salientar a memória RAM, o software, e até a eficiência da refrigeração. Sendo aqui que a Apple também vai buscar muitas das suas vitórias, ao controlar muito daquilo que entra nos seus produtos… Mas as coisas estão a mudar, lentamente, mas de forma sustentada.

Assim, dito tudo isto, é esperado que as gamas Galaxy S23, Xiaomi 13 e Oppo Find X6, apresentem resultados de performance extremamente interessantes! Aliás, é esperado que estas três fabricantes antecipem o lançamento da sua nova geração. De forma a bater o pé de maneira mais afincada à sua velha rival Apple.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o ecossistema Android vai finalmente apanhar o iPhone em termos de performance e eficiência, ou toda a experiência vai acabar por ficar aquém? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também