Ver um smartphone Android a desvalorizar de forma muito significativa em poucos meses de mercado, não é, nem nunca foi, uma grande novidade. Porém, como tudo encareceu nos últimos 2 anos, estas quedas de preço parecem agora mais proeminentes, e mais sem sentido.
Ao fim ao cabo, apesar das muitas melhorias que a Samsung fez nos seus muito recentemente lançados Galaxy S23, os aparelhos já desvalorizaram cerca de 50%! Mais concretamente o modelo Ultra, que até ultrapassou essa marca. Isto em menos de 2 meses de mercado. É o mercado a responder aos preços exagerados de toda a indústria?
Galaxy S23 desvalorizou 50% em 2 meses. É muito?
Portanto, o mercado de smartphones está estranho, como na minha opinião nunca esteve. As fabricantes estão a subir preços para tentar ir de encontro às exigências dos acionistas, depois de anos pandémicos incríveis nas vendas, mas que claro está, deveriam ser considerados como uma exceção e não como uma regra.
Entretanto, ao que tudo indica, estes aumentos exagerados de preços, estão também a ter um outro impacto na desvalorização de cada aparelho. Estão a desvalorizar mais, e de forma mais rápida!
Afinal de contas, segundo a SellCell, a gama Galaxy S23, em média, já perdeu cerca de 43.3% do seu valor, isto enquanto a gama iPhone 14 perdeu “apenas” 31%, ambos após 2 meses de mercado. Acha que 43.3% é pouco? Pois bem, segundo a mesma fonte, a versão Ultra perdeu 52.7% do seu valor. Uma perda de valor muito significativa, tendo em conta que é um dos smartphones mais poderosos e completos do mercado.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Os preços são exagerados em 2023, e isto serve como um equilibrar da coisa? Acha que faz sentido smartphones a 1500€, para depois ficarem muito mais baratos num par de semanas? Aqui temos de salientar que aparelhos como o Galaxy S23 Ultra, e o Xiaomi 13 Pro, apareceram imediatamente em várias lojas, 200~300€ mais barato, dias após o seu lançamento.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!