O Galaxy S23 pode ser o primeiro dos smartphones da Samsung a chegar com suporte para um novo sistema de atualizações. Isto não devido à vontade da gigante coreana mas sim a uma exigência da própria Google. É que deverá ser obrigatório o suporte para partições virtuais A/B com o lançamento do Android 13.
Galaxy S23 chega com um novo sistema de atualizações
Este sistema não é propriamente uma novidade. Isto porque até é algo que a Google implementou no Android 7.0 Nougat. No entanto, ainda não tinha sido adicionado pela grande maioria dos fabricantes. Na prática permite que um dispositivo descarregue e instale novas atualizações do sistema para uma partição em separado e sem que o utilizador se aperceba. Depois apenas requer um simples restart para que elas sejam aplicadas.
A pressão que a Google que colocar nos fabricantes para que este sistema seja implementado não é nova. De facto, já o quis fazer desde o Android 11. No entanto, o tempo foi passando e esta novidade foi ficando para trás. Dito isto, a Samsung é um dos fabricantes que ainda não adotou este sistema de updates. Ainda assim isto poderá mudar em breve.
A Google conseguiu reduzir os requisitos de armazenamento para este tipo de atualizações através da implementação de uma partição virtual A/B. E, tal como descoberto por @MishaalRahman, a Google vai exigir que os smartphones com o Android 13 adotem esta partição virtual A/B. A solução requer menos armazenamento do que a primeira implementação e isto é uma boa notícia!
Em resumo e como referi acima isto deve significar que o próximo smartphone topo de gama da Samsung e futuros modelos com o Android 13 vão ter direito a estas Atualizações. Na prática vai permitir aos utilizadores descarregar novas atualizações do sistema em segundo plano sem ter de estarem a parar o que estavam a fazer. Nem sequer durante todo o processo de configuração.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!