Muito foi dito acerca do SoC Exynos 2200, fruto de uma parceria entre a Samsung e a AMD. Afinal de contas, estamos a falar de um processador mobile, que por sua vez, já vem equipado com um GPU RDNA 2, ou seja, a mesma exata arquitetura que dá vida às consolas de nova geração (PS5 e Xbox Series S/X), e claro, às placas gráficas Radeon RX 6000.
No entanto, ao contrário daquilo que muitos esperariam, parece que a Samsung teve alguns problemas na adaptação da tecnologia às suas linhas de 4nm. O que pelos vistos resultou num GPU ‘apenas’ capaz de chegar aos 555MHz.
Galaxy S22: GPU Xclipse apenas chega aos 555MHz. Será suficiente?
Portanto, apesar da frequência aquém do esperado (era esperado chegar aos 1.3 GHz), e de ficar atrás do Apple A15 Bionic que dá vida à gama iPhone 13, a verdade é que o Exynos 2200 fica muito à frente do novo SoC topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen1.
Afinal de contas, em novos benchmarks, servindo como base para um Samsung Galaxy S22 Ultra, o Exynos 2200 ficou à frente do Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, em todos os testes gráficos.
Curiosamente, no teste, o Radeon Xclipse aparece com 4GB de memória, mas ainda não sabemos se é memória dedicada, ou se o GPU vai buscar memória à pool DRAM do smartphone.
Em suma, apesar de algumas coisas terem corrido mal durante o desenvolvimento e produção do SoC, é muito provável que o Exynos 2200 seja o início de uma história muito feliz, para o casamento entre a Samsung e AMD.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto a comprar um novo Galaxy S22 baseado no SoC Exynos 2200? A apresentação (e lançamento) da nova gama de smartphones Samsung deve acontecer já em Fevereiro!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!