Galaxy S22 + Exynos 2200: Sucesso ou desilusão?

Muito tem sido dito acerca do Exynos 2200 da Samsung, um SoC (System-on-a-chip) desenvolvido em conjunto com a AMD, e produzido nas próprias linhas de 4nm da gigante Sul Coreana Samsung.

É um SoC, que desde 2019, promete revolucionar o mundo dos smartphones, ao integrar a arquitetura RDNA 2, da AMD, num pacote extremamente pequeno, mas ainda assim, poderoso.

Pois bem, estamos em 2022, e ao que tudo indica, o Exynos 2200, com um iGPU AMD Radeon, vai mesmo chegar às prateleiras em Fevereiro, servindo de base para a nova gama de smartphones topo de gama Galaxy S22 da Samsung. Mas… Temos aqui um caso de sucesso, ou uma gigantesca desilusão?

Galaxy S22 + Exynos 2200: Sucesso ou desilusão?

Portanto, a Samsung já confirmou a existência do Exynos 2200, curiosamente depois de ter falhado a data de anúncio original. Estando neste momento a preparar-se para o lançamento da sua nova gama de smartphones Android topo-de-gama, a gama Galaxy S22.

Dito tudo isto, temos de ser realistas, depois de muito ‘hype’ e ‘leaks’ de performance a prometer um processador simplesmente brutal, as primeiras semanas de 2022 não têm sido simpáticas para a gigante Samsung.

Ao fim ao cabo, muitos foram os relatos de que o Exynos 2200 não iria chegar em boa forma ao mercado… Aliás, tivemos vários leaks, de fontes quase sempre fidedignas, a afirmar que a gama Galaxy S22 iria ser baseada no Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, em todas as regiões do globo! Ou seja, algo de muito grave tinha acontecido com o Exynos 2200.

Mais tarde ficámos a saber que a Samsung não foi capaz de atingir as frequências originalmente desejadas, e por isso mesmo, não seria claro se o seu novo SoC seria capaz de rivalizar com aquilo que a Qualcomm, MediaTek e Apple têm no mercado.

Pois bem, depois de um início de ano cheio de “bad PR” para a Samsung. Parece que os ‘leaks’ mais recentes pintam um quadro bastante mais aliciante.

Sim, o Exynos 2200 pode não trazer a revolução que muitos de nós desejaríamos, mas ainda assim, na sua primeira versão com tecnologia AMD, pode ser o suficiente para diferenciar a Samsung de tudo o resto. Pelo menos é o que o mais recente ‘leak’ demonstra, ora veia:

Muito resumidamente, o Exynos 2200, com o seu GPU RDNA2 Xclipse 920, é capaz de ultrapassar, de forma bastante significativa, o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen1 e o seu GPU Adreno 730. Afinal de contas, segundo vários testes GeekBench, o SoC da Samsung conseguiu resultados 50.7% superiores no teste OpenCL. Similarmente, também apresentou uma vantagem de 17~25% no teste Vulkan.

Obviamente que estes testes não contam a história toda. Mas que pintam um quadro mais bonito, isso é de certeza.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Com expetativas altas para a gama Galaxy S22? Especialmente para o modelo Ultra? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também