Antes de passarmos a esta questão há algo que tenho de vos dizer. Há alguns dias falou-se de que eventualmente a versão europeia do Galaxy S22 ia chegar com um processador da Qualcomm. Algo que normalmente não acontece. Nos Estados Unidos e noutros mercados os smartphones da Samsung integram de facto um chipset Snapdragon, mas por cá temos sempre um Exynos. No entanto, este rumor parece ter caído mesmo por terra. É que vários retalhistas na Europa já encomendaram o Galaxy S22 para venderem no próximo mês e na listagem das especificações está um processador Exynos 2200.
Galaxy S22: Exynos 2200 ou Snapdragon? Este é o mais rápido!
Ora esta informação leva-nos a uma questão importante. Quem vai ficar com o Galaxy S22 mais rápido? Os nossos amigos americanos ou os Europeus?
Os dois chipsets não são assim tão diferentes como refere o site PhoneArena. Dito isto, ambos utilizam a mesma configuração 1+3+4. Dito isto, temos um grande núcleo Cortex X2, três Cortex-A710 e quatro Cortex-A510.
Os primeiros testes mostraram que o Exynos 2200 estava a par com o Snapdragon 888 do ano passado. No entanto as coisas podem não ser assim.
No que diz respeito à nova versão do processador da Qualcomm, as diferenças estão nas velocidades de relógio, níveis de cache e otimizações. Inicialmente as informações que foram chegando à Internet mostraram que o Exynos 2200 ficava atrás do Snapdragon 8 Gen 1. No entanto, os mais recentes mostram outra coisa.
De facto, no que diz respeito aos testes multi-núcleos o Exynos 2200 pode até ser mais rápido.
A grande diferença entre os dois chipsets está principalmente no departamento gráfico. A Samsung conquistou as notícias quando esta empresa anunciou uma colaboração com AMD e disse que ia trazer a arquitetura gráfica RDNA para os dispositivos móveis. Isto sem esquecer o Ray Tracing.
Mas o que é que isto tudo significa?
Eu diria que os dois chipsets estão muito próximos no que diz respeito ao desempenho e sinceramente não devem existir grandes diferenças. Isto por três razões.
Primeiro a arquitetura ao nível do CPU é muito semelhante. Depois porque as pessoas estão cada vez mais atentas às diferenças entre modelos. Isto já deu muito que falar e até já ocorreram alguns abaixo assinados. Assim a Samsung não se ia sujeitar a grandes diferenças entre o topo de gama americano e europeu.
Mas se por um lado ficamos a saber que o Exynos 2200 não é mais lento que o Snapdragon, por outro parece que a tecnologia da AMD não fará assim tanta diferença.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!