O Galaxy S21 é um equipamento realmente interessante. No entanto não é perfeito. Na realidade, até se pode considerar como um downgrade em alguns aspetos face ao Galaxy S20. É verdade que tem um processador mais rápido. De facto, até arrisco dizer que tem o melhor Exynos de sempre já que se bate muito bem com o Snapgragon 888. Nos outros anos as versões europeias ficavam sempre atrás das versões americanas. Mas será que ainda assim, a nova aposta da Samsung consegue as razões necessárias para cativar os utilizadores? É que alguns consideram que o Galaxy S21 é pior.
Galaxy S21: quatro razões porque é pior que o Galaxy S20!
Sem carregador
Quando a Apple o fez muitos acharam que seria apenas uma coisa temporária. No entanto, como não é de estranhar, tornou-se moda. Assim, o Galaxy S21 seguiu esta tendência e dá-lhe apenas um cabo USB-C. Assim pode reutilizar um carregador que tem em casa, ou comprar um novo, como refere o site AndroidPolice. Ainda assim há sempre a mais valia da Samsung não utilizar uma porta proprietária e como tal a maioria das pessoas tem sempre cabos em casa.
Ecrãs 1080p
A resolução ideal para um smartphone não é um tema muito consensual entre os utilizadores. Ora isto tem-se acentuado com a decisão da Samsung ter trocado os painéis QHD por FHD no S21 e S21+. Para além disso o topo-de-gama, o Galaxy S21 Ultra, também vem com os 1080p por defeito. No entanto tudo isto até pode fazer sentido devido aos 120Hz.
Os ecrãs têm sido a grande característica dos smartphones Samsung. Especialmente dos topos-de-gama. Ora esta resoluções mais baixa pode diminuir a diferença entre os gama média e os flagships.
Parte traseira em plástico: para muitos o pior do Galaxy S21
Alguns utilizadores não se importam com isto. No entanto, para outros faz toda a diferença. A Samsung habituou-nos a um design demasiado premium e isto é sem dúvida positivo. É por esse motivo que não gostamos tanto da parte traseira em plástico no Galaxy S21. Nos outros modelos desta gama já temos o vidro. Ainda assim a moldura continua a ser em metal nos três modelos.
Seja como for, a mudança para o plástico no Galaxy S21, diz-nos que este equipamento está muito mais perto do Galaxy S20 FE do que do S21+ ou Ultra.
Sem expansão de armazenamento
A Samsung tirou o slot para cartões microSD de toda a gama S21. Isto pode fazer falta. É que com a qualidade dos vídeos e fotos que as câmaras atuais garantem, 128 ou 256GB pode ser muito pouco. É verdade que há sempre soluções na cloud. Ainda assim não é bem a mesma coisa.