Como entusiastas que somos, adoramos falar das maiores e mais poderosas novidades do mundo Android, e claro, também do mundo iOS da Apple. Mas, a realidade é que já não existem atualizações anuais como antigamente.
É cada vez mais complicado para as grandes fabricantes inovar todos os anos. Quer um exemplo? Olhe para a Samsung, mais concretamente para os Galaxy S20 de 2020, e depois para os Galaxy S24 de 2024. A diferença está essencialmente no software! O hardware pouco ou nada mudou.
Galaxy S20 vs Galaxy S24: A diferença é irrisória para 4 anos!
Lista de especificações:
Em suma, a diferença no hardware mesmo após 4 anos não é tão agressiva como poderia esperar.
Ou seja, o Galaxy S20, seja na versão base ou Plus, continua a ser um excelente smartphone, que só peca pelo facto de já não ter acesso às mais recentes atualizações de software.
Aliás, se começarmos a olhar para o ecrã, algumas das especificações são superiores no lado do smartphone mais antigo, visto que na altura toda a gama de aparelhos Galaxy S tinha o mesmo exato ecrã OLED QHD+, em vez daquilo que acontece agora, em que apenas o Ultra recebe a maior resolução, e os modelos Base e Plus ficam pelo FHD+.
Curiosamente, a quantidade de memória RAM é a mesma, a quantidade de armazenamento é também ela a mesma à exceção do S24+, e de facto, até a capacidade ou tecnologias de carregamento das baterias são extremamente similares.
As grandes diferenças estão nas câmaras, visto que os mais recentes smartphones já dão uso a sensores maiores e com maior potencial. Além disso, existe um maior processamento de cada imagem, devido ao uso de SoCs mais recentes e capazes.
Mas, verdade seja dita, os sensores de 12MP da Samsung eram incríveis, e ainda hoje são capazes de capturas incríveis.
Onde está a grande diferença?
Está no lado do software, e um pouco no lado do design e qualidade dos materiais utilizados.
Entretanto, vale a pena salientar que além do facto de o Galaxy S20 já não receber atualizações desde 2020, temos ainda a parte da Inteligência Artificial, que está presente apenas nos modelos mais recentes da Samsung.
Mas, a coisa fica mais ou menos por aqui!
Sim, é verdade que o SoC já tem 4 anos em cima, mas… Se porventura pensa que o Snapdragon 865 é lento, está muito enganado. O nível de performance deste SoC está ainda por cima daquilo que o Snapdragon 7s Gen2 é capaz de oferecer, um SoC que dá vida vários smartphones de gama média ou “quase” topo de gama do mercado atual.
Isto tudo levanta a questão… Ainda vale a pena trocar de smartphone só porque sim? Faz sentido para as fabricantes pedir 1000€~1500€ por um topo de gama, quando quase nada muda de um ano para o outro? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.