Como deve imaginar, a Samsung é a fabricante do mundo mobile que mais aposta em aparelhos dobráveis, porém, quase nunca lança designs realmente inovadoras ou aposta em especificações loucas neste tipo de dispositivos. Algo que pode parecer estranho tal era o sucesso da gama Note que ocupava o espaço de lançamento que estes aparelhos Fold e Flip agora têm apenas e só para si.
Mas, entre os dois dobráveis lançados neste segundo Galaxy Unpacked de 2024, é inegável que o aparelho que mais melhorou foi o mais barato, o Galaxy Z Flip 6.
Galaxy Galaxy Z Flip 6: O dobrável que mais mudou!
Portanto, não é preciso ser um génio para perceber que os novos dobráveis da Samsung para 2024 não significam nenhuma revolução. São aparelhos com várias pequenas melhorias, que todas juntas, prometem oferecer a melhor experiência do mercado no mundo mobile.
Especificações Técnicas
- Ecrã Principal: 6.7” FHD+ AMOLED // (1~120Hz) // 2640 x 1080 // 22:9
- Ecrã Secundário: 3.40” AMOLED 60Hz // 720 x 748
- Processador: SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 “For Galaxy”
- Memória RAM: 12GB
- Armazenamento: 256GB ou 512GB
- Câmaras:
- Principal: 50MP Wide-angle Dual Pixel AF, OIS, f1.8, FOV: 85˚
- Secundária: 12MP Ultra-Wide Camera, f2.2, FOV: 123˚
- Bateria: 4000 mAh (25W carregamento rápido com fios // Tem carregamento sem fios)
- Dimensões e Peso:
- Aberto: 71.9 x 165.1 x 6.9mm
- Fechado: 71.9 x 85.1 x 14.9mm
- Peso: 187g.
Mas, ainda assim, é inegável que entre os dois novos aparelhos dobráveis da gama de smartphones Galaxy Z, é o Galaxy Z Flip 6 que mais se destaca. Afinal, além do salto para o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 “For Galaxy”, o mais pequeno dos dobráveis da Samsung também conta agora com 12GB de memória RAM, 256GB de capacidade de armazenamento, e também tem agora um módulo de câmaras equivalente ao Galaxy S24.
- Nota: Porém, como pode ver pelas imagens deste artigo, o módulo do Flip continua a contar com apenas duas câmaras, em vez das normais 3 de qualquer topo de gama mais tradicional do mercado. Infelizmente, ainda existem alguns compromissos a fazer no mundo dos dobráveis no que toca à implementação da melhor tecnologia possível e imaginária.
O que realmente mudou?
De forma muito resumida, ambos os dobráveis ficaram mais finos, mais leves, e mais robustos. No caso do Z Flip 6, temos também um aparelho mais poderoso e mais em linha com aquilo que é a gama alta do mundo Android.
De forma mais concreta, temos um aparelho muito baseado no Z Flip 5 do ano passado, agora com um design um pouco mais evoluído, que se sente mais robusto e mais confortável na mão. Podemos dizer que as arestas foram “limadas”. (Foram mesmo! O smartphone é todo quadradão!)
Ao ser baseado no mesmo design, podemos dizer que muitas das fragilidades continuam, como é o caso de apenas dois sensores no módulo de câmaras principal, bateria de “apenas” 4000mAh. Porém, aquele que é provavelmente o maior receio de um qualquer fã dos dobráveis levou alguns toques. A dobra do ecrã está agora muito menos visível, o que claro se deve ao uso de um vidro ultra fino de nova geração.
Ela continua lá, mas está virtualmente invisível para o uso mais normal de qualquer utilizador.
Conclusão
Enquanto o Fold tem um objetivo muito bem definido, que é ir além do smartphone, ao oferecer um ecrã mais próprio de um tablet, o Z Flip continua a não ser carne nem peixe. Ainda assim, é um smartphone que muito honestamente é capaz de saltar à vista, e que por isso mesmo, vai muito provavelmente vender significativamente mais que o seu irmão Z Fold 6.
O Z Flip 6 começa nos 1249€ em Portugal, ou seja, existe um encarecimento significativo face ao ano passado. Algo que também se verifica no Fold. Porém, desta vez existem ofertas de pré-encomendas para tentar anular esse aumento de preço. (Galaxy Buds Pro 3 de oferta)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!