Um grupo de astrónomos de diferentes partes do mundo reclassificou uma galáxia chamada PBC J2333.9-2343, localizada a 657 milhões de anos-luz da Terra. Isto porque descobriram que o buraco negro que está localizado no centro, mudou de direção e está agora a dirigir-se para o nosso planeta. Esta descoberta levou a equipa a realizar extensas observações para verificar se realmente ele tinha mudado de direção.
Galáxia com buraco negro enorme está a caminho da Terra
A Dra. Lorena Hernandez-Garcia, que faz parte da equipa, afirmou que inicialmente estudaram a galáxia devido às suas propriedades peculiares. O estudo revelou que a mesma rodou agora 90 graus, apontando o seu centro para a Terra. Consequentemente, a galáxia é agora classificada como um “blazar”.
De acordo com a Royal Astronomical Society, os blazares são fenómenos poderosos no Universo e considerados como objetos altamente energéticos. As descobertas da equipa proporcionam uma oportunidade para os investigadores estudarem as propriedades dos blazares, incluindo o impacto das partículas de alta energia que emanam destes objetos.
Entretanto os astrónomos observaram que o material que emana do buraco negro criou dois lóbulos maciços em lados opostos da galáxia. Estes lóbulos são facilmente observáveis com ondas de rádio e estão entre as características mais proeminentes da mesma.
A Dra. Lorena Hernandez-Garcia explicou que a presença dos lóbulos indica que o núcleo já não os está a alimentar, o que implica que são bastante antigos.
De facto, estes lóbulos são considerados relíquias da atividade passada.
Em contraste, as estruturas mais próximas do núcleo representam jactos mais jovens e ativos. Esta descoberta sugere que a galáxia tem sofrido mudanças significativas ao longo do tempo, e o estudo destas mudanças pode fornecer valiosos conhecimentos sobre a evolução e as suas partes constituintes.
De acordo com o estudo, a causa exata da mudança na direção do buraco negro é desconhecida. No entanto, alguns astrónomos especulam que isto pode ter-se devido a uma colisão com outra galáxia.
Neste momento não se sabe qual o impacto que a nova direção do buraco negro terá na nossa galáxia. Assim é necessária mais investigação para compreender as potenciais implicações desta descoberta. No entanto, isto destaca a complexidade e interligação dos fenómenos astronómicos, enfatizando a necessidade de uma exploração e descoberta contínua no campo da astronomia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!