Quando a Humane anunciou o AI Pin em 2023, e a Rabbit mostrou o seu R1 ao mundo, ficou tudo com a sensação de que estes aparelhos iriam ser capazes de resolver alguns dos problemas do mundo dos smartphones, com o uso de Inteligência Artificial inovadora e nunca antes vista no mercado. Especialmente no caso do Rabbit R1, que não só é muito mais barato, como também trazia a capacidade de utilizar apps tradicionais do mundo dos smartphones.
Mas, é cada vez mais certo que a Inteligência Artificial vai ser uma “coisa” no smartphone. Não há problemas a resolver nos smartphones, porque esta continua a ser a base para a evolução no mundo mobile.
Gadgets baseados em IA já estão “mortos”. Foi rápido!
O smartphone é muito provavelmente o produto mais inovador e com mais impacto de todo o sempre. Ao ser capaz de nos oferecer tanto no dia-a-dia, isto com o potencial de se adaptar a todas as novidades que vão aparecendo no mercado.
Ou seja, enquanto durante algum tempo pareceu que iríamos ser inundados por produtos IA como é o caso dos dois já mencionados (R1 Rabbit e Humane AI Pin), a realidade é que parece mais certo que isso vai acabar por não acontecer, com o smartphone a posicionar-se como o produto IA que todos queremos. É algo que faz todo o sentido, visto que no mundo real, já todos nós temos um smartphone no bolso, por isso, basta instalar um motor de IA para usufruir da nova tecnologia.
Aliás, isto já está a ser aproveitado para renovar o mundo dos smartphones, de forma a elevar todo o ecossistema para um nível de performance diferente.
Sendo exatamente por isso que as especificações vão aumentar já na nova geração! Com todas as fabricantes a implementarem maiores quantidades de memória RAM. Isto enquanto quem desenha e desenvolve os processadores (SoC) já estão a apostar forte e feio em núcleos mais rápidos, como também em NPUs mais evoluídos.
Além disso, temos as mais recentes novidades na forma do ChatGPT 4 e Google Gemini! Tudo a olhar para o smartphone como o produto central da aposta IA.
O smartphone é cada vez mais o centro do nosso dia tecnológico, e isso não vai mudar tão cedo. Nunca talvez seja demasiado, porque tudo pode acontecer no mundo tech, mas acho complicado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!