Estes são os gadgets antigos de que já não se lembra!

O mundo está cheio de gadgets e enquanto alguns resistiram ao tempo outros acabaram por ficar esquecidos. Isto não deixa de ser curioso, sobretudo quando alguns deles eram verdadeiros best-sellers. Seja como for, apesar de tudo o que se esqueceu, há muitos outros que continuam a ser lembrados como o Gameboy ou o iPod. Dito isto, vamos olhar para os gadgets antigos de que já não se lembra!

Estes são os gadgets antigos de que já não se lembra!

Pagers

Houve uma altura em que se podia contactar qualquer pessoa em qualquer lugar – só não se podia necessariamente falar com ela. Os pagers – ou “bipes” – eram normalmente utilizados como forma de dizer a alguém para o chamar. Podiam ser enviadas pequenas mensagens para trás e para a frente, mas eram sobretudo uma forma de chamar a atenção de alguém para que se pudesse falar com ele de uma forma diferente.

Jogos portáteis

O Gameboy era uma verdadeira loucura mas antes dele havia tambem os jogos portáteis. A Tiger Electronics foi uma das empresas que produziu toneladas de dispositivos de plástico para jogos portáteis com ecrãs LCD monocromáticos e apenas um jogo – sem cartuchos. Eram jogos baratos e simples e, surpreendentemente, ainda é possível comprá-los.

Ratos com trackball

O fiel rato de computador não desapareceu, mas mudou bastante desde o primeiro. Os ratos costumavam ter umas bolas que rolavam por baixo do rato, traduzindo o movimento para o cursor no ecrã. Eram muito sensíveis e precisavam de ser limpos de vez em quando.

Retroprojectores

Provavelmente tem memórias de um retroprojetor transportado num carrinho na escola. Utilizavam a luz para projetar diapositivos transparentes e escrita à mão com marcadores em imagens maiores. A fonte de luz está por baixo da película transparente e incide sobre um espelho e uma lente, que está virada para a parede. Hoje em dia, utiliza-se projetores e os ecrãs de computador.

Telefones de carro

Um telefone de automóvel é exatamente o que parece – um telefone ligado a um carro. Houve uma altura em que os telefones para automóveis e os telemóveis existiam lado a lado… mas os telefones para automóveis eram mais populares. Os telemóveis eram demasiado grandes, mas ter um telemóvel que se pudesse utilizar enquanto se conduzia fazia sentido. Hoje em dia, todos temos telemóveis que podemos utilizar enquanto conduzimos – e em qualquer outro lugar.

Gravadores de CD

Provavelmente lembra-se dos discos compactos (CD), uma vez que se tornaram o principal meio de distribuição de música nos anos 90 e 2000. Mas aquilo que as pessoas gostavam era também de gravarem o seu CD. Quem tinha um gravador na altura era rei.

Discman e Walkman

Já lá vão os anos em que ter um Walkman da Sony dava muito estilo na escola. De facto, eram os equipamentos que ofereciam melhor qualidade de som e tinham uns auscultadores fora de série. Depois das cassetes vieram CDs e com eles os Discman.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também