Avizinha-se um futuro negro para o streaming na Europa. Embora o crescimento possa continuar a curto prazo, o mercado registarĆ” menos oportunidades de crescimento e estabilizaĆ§Ć£o no futuro. De facto, os prĆ³ximos tempos podem ser complicados atĆ© porque todos os anos deverĆ£o haver menos utilizadores a subscrever estas plataformas.
Entretanto de acordo com o estudoĀ Global Consumer Survey 2024: Media and Entertainment da Oliver Wyman o nĆŗmero de renovaƧƵes de assinaturas estĆ” a diminuir em todos os paĆses da UE. Por outro lado, a percentagem de consumidores que pretendem reduzir o seu nĆŗmero de subscriƧƵes tambĆ©m Ć© inferior (-6% em relaĆ§Ć£o a 2023) em todos os paĆses.
O estudo, que incluiu 7000 inquiridos em Espanha, ItĆ”lia, FranƧa, Alemanha e Reino Unido, teve alguns pontos positivos. Ainda existem oportunidades de crescimento e de contrariar algumas das tendĆŖncias negativas. Os paĆses com uma penetraĆ§Ć£o global mais baixa e um elevado nĆŗmero de consumidores sem qualquer assinatura tĆŖm uma margem para melhorar, e o segmento dos āsuperutilizadoresā oferece outra via de crescimento.
Em contraste com o abrandamento geral na UE, a Espanha e o Reino Unido esperam manter ou aumentar o nĆŗmero total de assinaturas. Isto deve-se ao segmento dos āsuperutilizadoresā, definido como consumidores com mais de trĆŖs assinaturas de vĆdeo. AlĆ©m disso, a FranƧa e a Alemanha tĆŖm os nĆŗmeros mais baixos de āsuperutilizadoresā e de taxas de adoĆ§Ć£o na Europa, o que indica um potencial de crescimento e de aquisiĆ§Ć£o de novos consumidores nesses paĆses.
Mas quais as razƵes principais para isto?
RepressĆ£o Ć partilha de palavras-passe
A caƧa Ć partilha de palavras-passe tem sido um dos temas mais falados nos Ćŗltimos anos. O Disney+ comeƧou a levar a partilha de palavras-passe mais a sĆ©rio, por exemplo, e a Netflix tambĆ©m se tornou mais rigorosa neste campo.
Compreendemos a razĆ£o pela qual os serviƧos de streaming estĆ£o a reprimir a partilha de palavras-passe. Teoricamente, isso resulta na perda de receitas das pessoas que se inscrevem em contas. No entanto, embora algumas pessoas assistam a serviƧos de streaming de forma consistente, acreditamos que muitas sĆ³ estĆ£o interessadas numa pequena seleĆ§Ć£o de programas. Para essas faz sentido o esquema de verem primeiro, ficarem cativados e depois eventualmente assinarem.
Aumentos de preƧos
Ć impossĆvel que os preƧos das subscriƧƵes se mantenham inalterados para sempre. A inflaĆ§Ć£o Ć© uma realidade para as empresas e nĆ£o apenas para os utilizadores comuns. Mas, para alĆ©m da inflaĆ§Ć£o e dos custos de funcionamento, pensamos que a ganĆ¢ncia entra por vezes em cena. Nos Ćŗltimos tempos temos assistido sempre a aumento de preƧos.
Um aumento de preƧos atƩ se percebe se a qualidade do produto aumentar. No entanto, nem sempre Ʃ esse o caso. Para alƩm disso aumentar constantemente os preƧos Ʃ cansativo para os utilizadores, especialmente para aqueles que querem fazer um orƧamento mensal adequado.
Concentrar-se na quantidade em vez da qualidade
A equaĆ§Ć£o mais igual a melhor falha em muitos casos, especialmente quando se trata de produtos e ofertas. Neste momento, parece que muitos serviƧos de streaming estĆ£o a concentrar-se na quantidade em detrimento da qualidade e isso estĆ” a levar a um produto global pior.
Claro que os utilizadores querem alguma diversidade no que podem ver. No entanto, penso que quase toda a gente concorda que tambĆ©m queremos conteĆŗdos de alta qualidade.
Todas estas produƧƵes custam dinheiro, pelo que o orƧamento estĆ” claramente disponĆvel. Era melhor que os serviƧos de streaming nĆ£o se dispersassem tanto e, em vez disso, investissem mais em projectos de alta qualidade.
Uma experiĆŖncia pior na aplicaĆ§Ć£o
Muitos utilizadores queixam-se da filtragem de pesquisa em diferentes serviƧos de streaming, por exemplo. Com tanto conteĆŗdo, Ć© vital que os utilizadores possam navegar facilmente para o que precisam. Embora possa melhorar as suas pesquisas na Netflix com cĆ³digos secretos (o mesmo acontece noutras plataformas), os clientes pagantes devem ter um acesso mais fĆ”cil sem estes cĆ³digos.
Para alĆ©m disso muitas aplicaƧƵes apresentam bugs com muito mais frequĆŖncia do que antigamente. HĆ” um nĆŗmero limitado de vezes que pode aguentar a sua aplicaĆ§Ć£o a cair a meio de um programa antes de comeƧar a tornar-se cansativo.
Ser demasiado rĆ”pido com os cancelamentosĀ
Os serviƧos de streaming tĆŖm toda a razĆ£o em retirar programas que ninguĆ©m vĆŖ; mantĆŖ-los lĆ” Ć© inĆŗtil. No entanto, tambĆ©m acho que alguns cancelamentos de programas tĆŖm sido demasiado rĆ”pidos.
Seria bom se as plataformas de streaming dessem mais hipĆ³teses aos programas; talvez mantĆŖ-los em exibiĆ§Ć£o durante um determinado perĆodo de tempo fosse uma boa ideia.
Demasiada fragmentaĆ§Ć£o
A concorrĆŖncia Ć© boa, mas o nĆŗmero de serviƧos de streaming Ć© enorme. Isto Ć© especialmente verdade para as pessoas que se inscrevem em determinadas plataformas porque tĆŖm uma sĆ©rie de que gostam e depois mudam para outra. Pensamos tambĆ©m que as sĆ©ries e os filmes estĆ£o agora demasiado espalhados por vĆ”rios serviƧos.
As plataformas de streaming estĆ£o longe de estar mortas, alguns serviƧos concentraram-se demasiado na quantidade em vez da qualidade.
Receba as notĆcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ć grĆ”tis!