Futuro dos computadores significa muita (e boa) memória RAM!

Ainda se lembra de comprar computadores com “apenas” 8GB ou 16GB de memória RAM. Bem, muito recentemente a Apple foi fortemente criticada por ter lançado uma versão do seu MacBook Pro M3 com uns míseros 8GB de memória RAM em 2023.

Isto tem uma razão de ser… A exigência está a aumentar forte e feio neste campo, sendo exatamente por isso que até 32GB de RAM pode começar a ser visto como algo insuficiente num futuro muito próximo.

Futuro dos computadores significa muita (e boa) memória RAM!

computador memória falhar

Portanto, caso não saiba, duas das fabricantes líderes do mundo das motherboards acabaram de anunciar suporte a capacidades de memória até 256GB. Estamos a falar da MSI e ASRock. 

Claro que não existe ainda muita pressa para chegar a estes números, mas o facto de a porta estar aberta passa a mensagem de que esse futuro poderá não estar tão longe quanto isso.

Sim, qualquer novo sistema de nível “entusiasta” vai chegar às suas mãos com 32GB de memória RAM, mas os mais recentes avanços podem empurrar o mercado para um outro nível bastante diferente, especialmente se a Inteligência Artificial tiver o impacto que muitos especialistas esperam no mundo dos computadores.

Aliás, até no lado dos smartphones ver 12GB ou 16GB vai começar a ser raro a partir de 2024. Afinal, a exigência da IA aponta agora para os 18GB~24GB dentro de muito pouco tmepo.

É exatamente por isso que acredito em pleno que comprar tecnologia em 2024 vai muito provavelmente ser um erro. Devemos estar prestes a dar um salto incrível nas especificações em tudo o que for aparelho computacional.

Está pronto para este novo mundo de memória? Consegue sequer imaginar olhar para um PC com 64GB de RAM e dizer… “Onde estão os modelos com 256GB!?”.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também