Tem um BMW? Bem, pode ligar o seu Ar Condicionado, Aquecer o Volante, e até Aquecer os Bancos, sem pensar que vai ter de pagar uma subscrição. Aquele que durante algum tempo pareceu ser o futuro do mundo automóvel está afinal a correr mal para a fabricante que mais apostou na coisa.
A BMW já começou a retirar esses pacotes de subscrição da sua plataforma.
Futuro dos carros são os pacotes de subscrição? Há esperança!
Portanto, caso não se lembre, a BMW achou que era uma ideia incrível começar a vender os seus automóveis com serviços de subscrição associados. Ou seja, apesar do facto do carro já chegar às suas mãos com bancos aquecidos, entre muitas outros “extras”, só poderia ter acesso a estes se tivesse uma subscrição ativa.
Isto até poderia fazer algum sentido, se a ideia fosse fabricar todos os carros com os mesmos exatos componentes, para simplificar o processo de produção e assim também baixar os custos desse mesmo processo. Mas não, pagava o extra na compra do carro, e depois ainda tinha de pagar uma subscrição mensal, ou anual, para ter acesso às funcionalidades. Uma pura idiotice.
Mas, é preciso dizer que a BMW não está sozinha neste barco, existem outras fabricantes interessadas neste modelo de negócio, como é o caso da Mercedes com os seus mais recentes elétricos. Quer mais cavalos? Basta pagar!
Foi exatamente devido a esta tendência que vários especialistas e consumidores ficaram com medo daquilo que o futuro automóvel nos pode reservar. Será que isto poderia ser o padrão? Bem, parece que os consumidores não foram nesta conversa, e por isso mesmo, a BMW abandonou os seus planos e subscrição de 18 dólares por mês.
Curiosamente, esta não foi a primeira vez que a BMW se aventurou, sem sucesso, nas subscrições.
A gigante Alemã tentou cobrar uma taxa anual para clientes que quisessem usar o CarPlay da Apple em seus carros, primeiro como uma opção única de US $ 300 e depois como uma taxa de US $ 80 por ano. Algo incrivelmente exagerado, visto que a grande maioria das empresas neste espaço oferece o CarPlay e o Android Auto gratuitamente.
Além disto, a BMW também experimentou fazer do carro inteiro uma assinatura, lançando um serviço chamado Access by BMW, no qual os clientes pagariam cerca de 2.000 dólares por mês para ter acesso a uma variedade de veículos BMW. Ambos os programas – Access by BMW e a subscrição CarPlay – acabaram por ser encerrados.
Ainda assim, as subscrições estão a tornar-se cada vez mais populares no espaço automóvel. As empresas estão a experimentar novos serviços com taxas mensais ou anuais, entusiasmadas com as possibilidades de as atualizações de software OTA para abrirem novas formas de obter dinheiro dos seus clientes.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!