Já imaginou que tipo de soluções poderiam existir para aumentar a autonomia de um carro elétrico? Provavelmente está a pensar em baterias maiores, ou tecnologias de carregamento ainda mais avançadas.
Mas não, a inovação não está aí.
Porque razão um carro elétrico tem de se dirigir a um posto de abastecimento, tal e qual como um carro a combustão? Sendo um carro diferente, o padrão de abastecimento também pode ser diferente, ou não? Pois bem, já imaginou carregamento sem fios, tal e qual como já deve usar no seu smartphone ou smartwatch, no seu carro do dia-a-dia?
Muito interessante, ou não?
Futuro dos carros elétricos? Carregamento sem fios!
Portanto, a Volvo Cars anunciou recentemente que vai integrar um projeto piloto, extremamente interessante, que se baseia na implementação do carregamento sem fios nos carros elétricos.
Como é que tudo isto irá funcionar?
Pois bem, durante 3 anos, a Cabonline, a maior operadora de táxis da Escandinávia, vai utilizar uma frota de modelos Volvo XC40 Recharge, para testar uma nova implementação da tecnologia.
Entretanto, para a carga começar, os veículos apenas necessitam de entrar na zona de carregamento delimitada. Sendo assim possível carregar o veículo, sem cabos, e na verdade, sem sequer ser necessário meter um pé fora do mesmo.
Afinal de contas, a estação de carregamento envia a energia através da zona de carregamento, que será recebida no automóvel através de uma unidade receptora.
Qual é a velocidade de carregamento?
Inicialmente, 40 kW, que já é uma velocidade muito interessante, tendo em conta os muitos carregadores de 11kW e 22kW espalhados por Portugal. Claro que também existe a possibilidade de aumentar esta potência de carregamento ao longo do teste.
Como irá ser o teste?
Os Volvo XC40 em teste, vão ser utilizados mais de 12 horas por dia, conseguindo chegar aos 100 mil quilómetros por ano. Ou seja, além de teste à tecnologia de carregamento, isto também significa um grande teste de durabilidade num cenário comercial.
Futuro desta tecnologia? O que acha?
Pessoalmente, sou um bocado sonhador. Mas não faria sentido ter uma tecnologia como esta, em algumas das estradas mais concorridas. De forma a carregar os carros ao longo da viagem? Quase como se fosse um carrinho de choque, sempre ligado à ‘rede’!
As possibilidades são quase infinitas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!