Futuro da AMD – A Intel vai muito provavelmente ser capaz de lançar a sua nova plataforma e nova gama de processadores ainda em 2021, de forma a aproveitar o lançamento do Windows 11 em Outubro/Novembro. No entanto, isto não significa que a AMD esteja a dormir, muito pelo contrário.
A AMD está a preparar uma autêntica revolução no seu ecossistema, ao mudar de plataforma! Para quê? Para o novo socket AM5, que por sua vez irá trazer suporte a memória RAM DDR5, bem como suporte ao novo standard PCIe 5.0.
Além de tudo isto, as motherboards AM5 vão também suportar a nova gama de processadores baseada na arquitetura Zen 4, que por sua vez, irá ser baseada no processo de produção de 5nm da TSMC.
Vai ser a primeira vez que a AMD vai fazer mudanças significativas à arquitetura para processadores Zen, desde o seu lançamento original em 2017. Além de tudo isto, não nos podemos esquecer que a AMD também está a preparar o lançamento da arquitetura gráfica RDNA 3, que além de muitas melhorias arquiteturais, vai também ser a primeira arquitetura baseada num design MCM, ou seja, vamos ter placas gráficas com vários chips dentro da mesma die, tal e qual como já acontece nos processadores Ryzen e Threadripper.
Ou seja, a AMD não anda a brincar! De maneira nenhuma.
Futuro da AMD já sorriu para as câmeras. (Plataforma AM5)
Portanto, os novos processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 4, que muito provavelmente vão ser conhecidos como Ryzen 7000, vão precisar de uma nova plataforma. (Os Ryzen 6000 devem chegar ao mercado tendo como base a arquitetura Zen 3+, ainda este ano, aproveitando ainda as atuais motherboards AM4).
Dito tudo isto, hoje temos o leak daquilo que deve ser o design do novo socket AMD AM5, que irá servir como casa para os novos processadores Zen 4. O que mais uma vez vem confirmar a mudança de PGA para LGA, ou seja, os pinos vão deixar de estar no processador, para ficarem montados na motherboard. Tal e qual como a Intel faz no seu ecossistema.
Além disto, tudo indica que as novas motherboards também vão finalmente contar com um mecanismo de retenção. Algo que vem solucionar um dos maiores defeitos das placas-mãe AM4. Visto que foram muitos os utilizadores que a tentar tirar o cooler, arrancaram o processador da socket. Muitas vezes com danos significativos nos pinos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!