Estas são as funções nos carros que mais irritam os condutores!

Hoje em dia, muitas funcionalidades dos automóveis são automatizadas. Os painéis de instrumentos incluem agora ecrãs digitais e ecrãs tácteis multimédia que se ligam sem fios ao seu smartphone, e alguns modelos oferecem até capacidades limitadas de condução autónoma. Entretanto as características de segurança avançaram significativamente com a tecnologia de ponta de assistência ao condutor que utiliza sensores e câmaras para ajudar a melhorar a perceção do espaço e intervir em situações de emergência. Mas no meio de tudo o que agrada aos condutores há também características mais incómodas. Mas sabe quais são as funções nos carros que mais irritam os condutores?

Arranque automático

O sistema start-stop automático parece ser uma ótima ideia. O seu carro detecta automaticamente quando é apropriado desligar-se por breves instantes (como quando está parado num semáforo), reduzindo as emissões em marcha lenta e o consumo de combustível. Isto antes de voltar a arrancar quando soltar o pedal do travão. E pode conseguir-lhe uma melhor quilometragem. Então qual é o problema? Em primeiro lugar, muitos fabricantes de automóveis têm o sistema start-stop automático ativado por defeito. O que significa que, sempre que ligar o motor, terá de o desligar manualmente se não gostar dele.

desligar o start-stop. desligar o start-stop

Outro problema é que alguns sistemas de arranque automático introduzem um pequeno atraso antes de voltar a ligar o motor. Enquanto espera que um semáforo vermelho fique verde, uma pequena pausa antes de poder acelerar não é um grande problema. No entanto, em situações em que pode estar a virar para uma estrada num cruzamento sem semáforo, pode ter de agir rapidamente para entrar em segurança. Nessas situações, mesmo uma breve pausa depois de soltar o pedal do travão pode fazer com que perca o seu tempo.

Assistência à manutenção na faixa de rodagem

A tecnologia por detrás da função de assistência à manutenção na faixa de rodagem é impressionante. Utiliza câmaras que conseguem identificar as marcas da faixa de rodagem e recentrar automaticamente um veículo que se esteja a desviar para um lado ou para o outro. Em muitas destas situações, talvez a tecnologia de manutenção da faixa de rodagem pudesse ter evitado um desfecho trágico, por isso, como é que alguém pode achar esta caraterística de segurança irritante?

Infelizmente, o assistente de manutenção na faixa de rodagem nem sempre funciona corretamente, o que faz com que o condutor e o sistema de segurança lutem para trás e para a frente pelo controlo do automóvel. Por exemplo, particularmente em estradas rurais de duas faixas, pode ter de passar por máquinas agrícolas lentas que estão encostadas à berma da estrada ou dar algum espaço extra a um peão. O problema é que muitos sistemas de assistência à manutenção na faixa de rodagem não reconhecem que está a sair da sua faixa para evitar bater em alguém e tentam guiá-lo de volta para o centro.

A tecnologia também tem dificuldades quando as linhas da estrada estão desvanecidas ou quando o tempo obscurece a visibilidade. Felizmente, a maioria dos veículos permite-lhe desativar esta funcionalidade de assistência ao condutor. No entanto, estas preocupações fazem com que muitos condutores se questionem – será que a assistência na faixa de rodagem vale mesmo a pena?

Avisos de atenção ao condutor: uma das funções nos carros que mais irrita os condutores

As distrações são responsáveis por muitos acidentes todos os anos. Há uma série de coisas que competem pela sua atenção quando está ao volante, como outros passageiros, chamadas telefónicas, notificações ou até mesmo um breve olhar para o ecrã multimédia do seu veículo para ajustar as definições, só para citar algumas.

sabe o que acontece quando apanha sol através da janela?Existem diferentes tipos de sistemas de aviso de atenção do condutor. Alguns verificam comportamentos como o desvio da faixa de rodagem e correcções frequentes e repentinas, enquanto outros utilizam uma câmara interior apontada para o rosto do condutor. Se for detectado um comportamento sonolento ou desconcentrado, o automóvel começa a avisar o condutor com mensagens e sugestões para fazer uma pausa. Entretanto se não forem atendidas, estas notificações acabam por disparar sinais sonoros e podem até fazer vibrar o volante para alertar o condutor.

Se a condução distraída é tão perigosa, não será a tecnologia de atenção ao condutor uma coisa boa? Bem, pode ser, mas também pode criar alguns problemas que se tornam uma distração por si só. Por exemplo, uma coisa tão simples como usar óculos de sol pode fazer com que alguns destes sistemas de segurança concluam erradamente que está distraído porque não conseguem detetar os seus olhos. Alguns condutores argumentam que estes elementos de aviso de atenção são demasiado sensíveis. Repreendendo por coisas como olhar por cima do ombro para garantir que a faixa seguinte está livre. A certa altura, tem de considerar se as distracções criadas pelo próprio sistema de aviso de atenção do condutor não são também um perigo para a viagem.

Falta de botões tácteis, botões e mostradores

Diga o que quiser sobre o estilo visual dos botões de grandes dimensões e dos grandes botões giratórios dos tabliers clássicos; pelo menos podia ajustar quase tudo sem tirar os olhos da estrada. Podia sentir os botões a serem pressionados e os cliques incrementais dos mostradores redondos reverberavam na ponta dos seus dedos à medida que alterava as definições do carro. Agora, os interiores dos veículos modernos têm mais ecrãs e menos controlos tácteis do que nunca, o que é elegante num sentido minimalista moderno. Mas será que mais ecrãs e menos botões nos automóveis são assim tão seguros?

truque do Google Maps, luz acendeu no automóvel, Android Auto 10.6 está a chegar e vem com um novo botãoEmbora os botões sensíveis ao toque e os menus de ecrã tátil pareçam mais futuristas, nem sempre se sentem melhor. Se não estiver familiarizado com interfaces multimédia específicas, uma coisa tão simples como ajustar os controlos da climatização num Tesla pode deixá-lo a remexer nos menus só para alterar a temperatura.

Alguns ecrãs tácteis também podem sobreaquecer, demorar mais tempo a carregar entre selecções e ser difíceis de ler. Especialmente quando a luz do sol incide sobre o vidro no ângulo certo para ofuscar o brilho.

Comandos de voz

Os modernos sistemas de comando de voz para automóveis parecem uma óptima ideia. De facto podem ser uma solução para simplificar os controlos do painel de instrumentos.  Especialmente quando os fabricantes de automóveis se estão a afastar dos botões e mostradores.

Primeiro, devido ao ruído de fundo, pode ter de se repetir várias vezes. Enquanto alguns veículos incluem materiais adicionais de amortecimento de som e vidro acústico, muitos não o fazem.

Para agravar a situação, alguns comandos activados por voz requerem frases muito específicas, que nem sempre são fáceis de lembrar no momento.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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