Funcionalidade super polémica do Windows vai mesmo avançar!

Provavelmente já nem se lembra, porque tem sido um tal de andar para a frente e para trás, como nunca se tinha visto no mundo do software moderno.

Mas, esta foi uma das ideias mais controversas dos últimos tempos. De forma muito resumida, estamos a falar de uma espécie de “memória fotográfica” integrada no Windows 11, capaz de capturar tudo o que fazes no teu PC, minuto a minuto.

A Microsoft chamou-lhe Recall… Mas, depois de uma gigantesca onda de críticas, quase todas elas envoltas na falta de privacidade, resolveu recuar. Pois bem, quase um ano depois, está pronta para avançar novamente com a funcionalidade.

Afinal, o que é o Recall?

Imagina teres o teu PC constantemente a tirar “prints” do que estás a fazer. Ou seja, sites que visitas, documentos que abres, apps que usas. Tudo fica guardado como se fosse um histórico visual da tua atividade, que depois podes pesquisar com inteligência artificial.

A ideia da Microsoft é simples e até faz algum sentido. Facilitar a vida a quem trabalha com dezenas de aplicações ao mesmo tempo e quer encontrar rapidamente “onde é que viu aquela coisa”.

Assim, só tens de descrever o que procuras, e a IA mostra-te o que estavas a ver ou a fazer. Pode ser uma imagem, um site, um excerto de texto. Soa útil? Talvez. Mas também levanta sérias dúvidas.

Privacidade? “Está segura”, diz a Microsoft

preocupações sobre o Windows Recall

A gigante garante que os dados ficam no teu PC, que não são partilhados com ninguém, e que só tu tens acesso aos tais “snapshots”, isto com validação via Windows Hello.

Mas mesmo com essas promessas, muita gente continua desconfiada. Especialmente depois de terem sido descobertar as primeiras fragilidade do sistema há qualquer coisa como 1 ano atrás.

Afinal, estamos a falar de um sistema que regista praticamente tudo o que fazes. É perigoso! Especialmente em contexto empresarial ou familiar.

Primeiro a polémica, agora o relançamento!

Depois da reação negativa, a Microsoft decidiu pausar a funcionalidade e testá-la com utilizadores mais experientes. Nomeadamente a comunidade do programa Windows Insider.

Dito tudo isto, com a build 26100.3902 do Windows 11, o Recall vai começar a chegar, de forma faseada, aos PCs com Copilot Plus.

Calma! Ainda é uma versão “preview”, e só disponível para quem fizer opt-in e aceitar gravar os tais snapshots. Mas é claro que este lançamento marca um novo capítulo. Aliás… Levanta a questão… Qual é a razáo para a Microsoft não desistir da ideia?

Ativavas esta funcionalidade?

O Recall pode parecer útil em teoria, mas o custo em privacidade não é fácil de ignorar. Pessoalmente, acho que vou ativar. O PC é apenas meu, e ninguém além de mim lhe vai tocar.

E tu?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...