Função secreta do Waze já está a salvar muitas vidas!

O Waze tornou-se numa ferramenta moderna e valiosa para evitar o trânsito intenso e encontrar o caminho em regiões movimentadas. No entanto, também está equipado com muitos extras que ajudam a tornar as estradas públicas mais seguras para todos.
Nisto até estão os socorristas. Tudo porque a aplicação pode avisar da aproximação de veículos de emergência. Assim dá aos condutores tempo extra para abrandar e encostar para permitir que as ambulâncias e os camiões de bombeiros atravessem mais facilmente o trânsito. Vamos então olhar para esta função secreta do Waze que provavelmente nunca viu.

Função secreta do Waze já está a salvar muitas vidas!

Se é novo no Waze, é provável que não soubesse que esta funcionalidade estava disponível. Se já utiliza a aplicação há algum tempo, é provável que não tenha visto mais do que um ou dois alertas deste tipo durante a utilização do Waze. Isto se estiver em determinados locais.

Tudo isto porque, ao contrário dos relatórios de incidentes, os camiões de bombeiros e as ambulâncias que se aproximam não são assinalados pelos utilizadores. Isto significa que a comunidade não contribui com dados para ajudar a melhorar esta funcionalidade. Assim toda a magia acontece através de um sistema dedicado que o Waze oferece a algumas autoridades municipais.

A importância deste sistema

Em primeiro lugar, quando se sabe que se está a aproximar um veículo de emergência, é possível manter a estrada desimpedida até ele passar. Mesmo que esteja mais distraído, uma notificação no ecrã facilita a observação de que se aproxima um veículo de emergência, pelo que se sabe que é necessário desimpedir a estrada.

Em segundo lugar, ajuda a reduzir os tempos de resposta. Uma estrada desimpedida permite que os socorristas cheguem muito mais depressa ao local onde são necessários.

O alerta que se vê no Waze e que surge nestes casos só está disponível nas regiões onde as autoridades aderiram ao programa Waze for Cities. Este esforço permite que as autoridades acedam à plataforma do Waze e actualizem os mapas com informações relativas a obras nas estradas, acidentes, novas rotas, restrições temporárias, entre outras. As autoridades podem aceder diretamente ao Waze, pelo que, em vez de terem um editor de mapas a adicionar as novas informações ao mapa, podem alimentar o sistema com os dados antes de estes acontecerem.

É assim que funciona também o sistema de veículos de emergência

Quando uma cidade se regista no programa e decide partilhar a localização das suas ambulâncias e camiões de bombeiros, pode partilhar a sua localização com o Waze para que a aplicação possa gerar alertas para os utilizadores próximos.

As autoridades não têm de partilhar manualmente a localização de um veículo de emergência. A funcionalidade é alimentada por um sistema chamado HAAS, e os veículos de emergência utilizam a nuvem para partilhar a sua localização com um servidor que encaminha a informação para várias plataformas, incluindo o Waze.

função secreta do waze já está a salvar muitas vidas!

Por exemplo, os alertas HAAS também estão integrados em vários modelos de vários fabricantes de automóveis, como a Dodge e a Jeep. Os condutores destes automóveis não têm necessariamente de executar o Waze para receber um alerta de aproximação de um veículo de emergência, uma vez que recebem uma notificação semelhante diretamente no sistema de infoentretenimento nativo.

Sistema HAAS

O alerta do Waze gera-se num feed ao vivo alimentado pelo sistema HAAS. Assim sempre que um veículo de emergência estiver nas proximidades e com esta tecnologia, surge uma notificação na aplicação para desimpedir a estrada. A informação aparece através de um feed sendo totalmente automatizada. Tudo porque os veículos de emergência continuam a transmitir a sua localização enquanto estiverem na estrada e se aproximarem do local de um acidente.

Como referimos, para já, esta funcionalidade só está disponível em determinados países, incluindo os Estados Unidos, o Canadá, o México e a França. O Waze diz que já está a trabalhar com as autoridades de vários países para expandir a sua disponibilidade. No entanto ainda não foram partilhadas mais informações. Seja como for Portugal está incluído.

Entretanto, é importante saber que os alertas de aproximação de veículos de emergência só estão disponíveis no Waze em dispositivos móveis, por isso, se executar a aplicação no Android Auto e CarPlay, não receberá a notificação.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também