Um motor a gasóleo em bom funcionamento e com uma manutenção adequada não deve produzir fumo visÃvel no tubo de escape. Os modernos motores a diesel equipados com tecnologia de injeção direta common-rail libertam mais potência e binário sem emitir fumo negro. Os motores a gasóleo mais antigos são relativamente aceitáveis por deitarem fumo negro quando se carrega no pedal do acelerador. Mas demasiado fumo pode significar que está na altura de visitar o mecânico. Assim o que significa o fumo branco num carro a gasóleo?
Fumo branco num carro a gasóleo significa problemas!
Cada cor de fumo tem o seu significado. Por exemplo, o fumo negro excessivo pode significar problemas com a forma como o motor combina o ar e o combustÃvel diesel, o que pode indicar injetores de combustÃvel entupidos ou danificados, um filtro de ar entupido, uma regulação inadequada, uma relação ar/combustÃvel incorreta ou a acumulação de lama. O fumo negro significa que há demasiado ou pouco combustÃvel na câmara de combustão ou demasiado ou pouco ar. De qualquer forma, o fumo negro do gasóleo indica um problema que necessita de atenção imediata.
Entretanto, o fumo azul significa que o motor queima demasiado óleo e pode apontar para anéis de pistão gastos, cilindros danificados, vedantes de haste defeituosos ou válvulas PCV defeituosas. O fumo azul também pode resultar do enchimento excessivo do motor com óleo ou da utilização de um tipo incorreto de óleo diesel.
Problema nos injetores e não só
Os motores a gasóleo que emitem fumo branco podem ter um problema com os injetores. Ou então o motor está a queimar lÃquido de refrigeração e pode ter uma fuga na junta da cabeça. O fumo branco indica que o gasóleo não queimado está a sair do tubo de escape e deve ter cuidado para não entrar em contacto com o fumo, pois este irrita os olhos e a pele.
Por vezes, é bastante comum os motores a gasóleo emitirem fumo branco no arranque em tempo frio devido à condensação. Mas se o fumo não desaparecer mesmo depois de o motor estar quente, isso pode indicar injetores de combustÃvel danificados ou ineficientes. Também um tempo de injeção errado, baixa compressão, problemas com a engrenagem de distribuição, uma bomba de combustÃvel avariada ou problemas com a cabeça do cilindro ou uma junta da cabeça com fugas.
Mais uma vez, uma exalação ocasional de fumo branco ou preto quando se acelera a fundo é aceitável. Mas se o fumo for persistente (especialmente ao ralenti), é melhor levar o seu veÃculo a um mecânico para um diagnóstico completo.
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