Como perceber se o seu carro tem uma fuga no turbo?

As fugas do turbo são um problema comum em veículos com turbocompressor com fraco desempenho. Juntamente com a perda de força e a diminuição da eficiência do combustível, uma fuga no turbo contas mais elevadas e ao desgaste do motor. Se conduz um veículo com turbocompressor, uma fuga deste tipo pode estar a sabotar o desempenho do seu motor – e nem sempre é fácil de identificar. Enquanto as mais graves fazem normalmente um som sibilante alto, as fugas menores podem necessitar de testes específicos.

Um turbocompressor fornece o fornecimento constante de ar de que o seu motor necessita para funcionar da melhor forma. Uma fuga no turbo é essencialmente uma fuga de ar algures entre o turbocompressor e os cilindros do motor, causando um som sibilante caraterístico. Estas fugas de potência não tratadas podem danificar gravemente o turbocompressor e o motor ao longo do tempo.

Sintomas que indicam uma fuga no turbo

Tal como mencionado anteriormente, estas fugas impedem que o seu motor atinja o seu desempenho máximo. Uma destas fugas provoca sintomas semelhantes aos de outros problemas que afectam o desempenho do motor, tornando-a relativamente mais difícil de identificar. Embora seja melhor efetuar um teste de nível profissional, a diminuição do desempenho do motor e a aceleração lenta estão entre os sintomas mais visíveis.

O som de assobio alto que surge por baixo do capot é o maior indício de uma fuga no turbo. Uma fuga de pressão típica soa como ar comprimido a sair de um pequeno espaço, semelhante ao som de uma chaleira a assobiar. Este som deve ser uma indicação imediata para verificar se existe uma fuga.

fuga no turbo

Para além disso, esteja atento ao seu consumo de combustível. Um turbo com fugas tem de trabalhar ainda mais para compensar a perda de potência, acabando por consumir combustível extra no processo. Da mesma forma, verifique o aumento da temperatura do motor, uma vez que os turbos sob tensão podem facilmente aquecer e aquecer todo o compartimento do motor.

O impacto de uma fuga no seu automóvel

As fugas do turbo colocam uma tensão indevida sobre os principais componentes do veículo – especialmente o motor e o turbo – para sobrecarregar e compensar qualquer perda. A utilização prolongada sob este stress pode sobreaquecer o turbo e provocar o seu desgaste muito mais rápido do que o esperado. Em casos extremos, a relação incorrecta ar/combustível nos cilindros pode fazer com que o motor falhe a ignição e degrade gravemente o desempenho.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também