Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os pneus todos os dias e a luz do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) estiver constantemente acesa no painel de instrumentos, é um sinal claro de um problema mais profundo. Assim poderá estar a lidar com um problema comum mas mais complicado de resolver. Para tornar tudo mais simples descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro.

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Tal como o nome sugere, uma fuga lenta ocorre quando o pneu perde ar gradualmente, levando a um furo ou a um pneu com pressão insuficiente. Este não é um problema que deva ignorar. Conduzir com pneus com pressão insuficiente pode ser arriscado. Um pneu com pressão insuficiente pode afetar o equilíbrio do seu automóvel, tornando-o mais difícil de manobrar e menos confortável de conduzir. Desgasta o pneu mais rapidamente ou de forma irregular, faz com que o motor consuma mais combustível e aumenta as hipóteses de o pneu do automóvel falhar, o que pode provocar acidentes. Essencialmente, ignorar uma fuga lenta pode comprometer a sua segurança e a dos outros condutores.

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Inspecionar o vedante e a jante da roda

Um bom local para procurar, ao tentar descobrir o que está a causar a fuga lenta, é à volta do vedante do talão e da jante. Se estiver familiarizado com as peças de um pneu de automóvel, saberá que o vedante do talão fixa firmemente o pneu à jante da roda. É a área onde o pneu e a jante se encontram, ajudando a manter a pressão do pneu e a mantê-lo devidamente cheio.

No entanto, quando há algo de errado com o vedante do talão ou com a jante, cria-se um buraco para o ar sair. Não em explosões, mas em infiltrações graduais. Se o vedante do talão não estiver corretamente instalado ou se houver uma acumulação de sujidade, isso pode causar um problema. Além disso, a condução brusca e o embate em lancis, lombas e buracos podem criar pequenas lacunas ou fissuras na jante que permitem a fuga de ar.

Uma fenda ou amolgadela na jante pode ser mais óbvia quando a verifica. Mas para confirmar se o vedante do talão tem pequenos rasgões, aplique água com sabão na área. Se borbulhar, encontrou a fuga.

Verificar se a haste da válvula tem algum problema

A haste da válvula é uma parte pequena mas muito importante do pneu, que consiste no núcleo da haste da válvula e na tampa. Normalmente, regula a pressão de ar do pneu e controla a forma como o ar entra ou sai dos pneus. Quando é necessário encher o pneu, este é o local onde se liga a bomba.

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Um problema com qualquer parte da haste da válvula pode causar uma fuga lenta. Se a tampa desaparecer, o núcleo da haste da válvula fica vulnerável à sujidade e à humidade, que se podem acumular e deformar a haste da válvula. Quando a haste da válvula é deformada, pode rachar ou tornar-se frágil. Com o tempo, perde a vedação e começa a deixar o ar sair lentamente. Por vezes, o próprio núcleo da haste da válvula pode ficar solto ou defeituoso devido ao desgaste, o que também pode causar uma fuga lenta.

Como é que se sabe que a haste da válvula está avariada? O primeiro sinal percetível é quando a borracha parece gasta ou o pino tem fissuras visíveis. Mais uma vez, o método da água com sabão pode ser útil. Pulverize a mistura de água no núcleo da haste da válvula enquanto a tampa está desligada e, se borbulhar, é sinal de que tem uma fuga na válvula.

Confirmar que não existem pequenos furos no pneu

Com um furo grande, pode notar um corte ou ouvir um ruído alto de assobio quando algo perfura o pneu com força e nitidez. No entanto, nem todos os objectos afiados fazem uma mossa grande e imediatamente percetível. Objectos como pequenas pedras, pregos e parafusos podem criar pequenos buracos e alojar-se na posição, fazendo com que os pneus percam pressão lentamente.

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Ao longo do tempo, à medida que continua a conduzir, a pressão dos pneus diminui e o TPMS do seu automóvel pode alertá-lo.

Dependendo do tamanho do objeto e da extensão dos danos, poderá ser possível remendar o pneu. A solução mais rápida é frequentemente um remendo e um tampão. Apesar de ser uma solução rápida, deve ter em conta se o furo pode ser reparado e se é realmente rentável remendar um pneu.

Agora já sabe como descobrir onde tem (e se tem) uma fuga lenta nos pneus do seu carro.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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