Auto: uma fuga de óleo pode provocar um incêndio?

Ligações rápidas

O óleo é uma substância essencial para manter um motor a funcionar corretamente. No entanto, com o passar do tempo, o óleo do motor começa a esgotar-se e, eventualmente, terá de ser substituído. O problema é que existem muitos passos para o fazer. Por vezes, as coisas podem correr mal ou podem ser esquecidas etapas durante o processo. Seja como for e mesmo feito por profissionais pode acontecer que algum óleo escape e derrame. Mas será que uma fuga de óleo pode provocar um incêndio?

Auto: uma fuga de óleo pode provocar um incêndio?

As fugas de óleo não são boas porque podem fazer com que o óleo do motor se esgote muito mais depressa do que o normal. Mas, para além dos riscos a longo prazo, ter um monte de líquido combustível a correr desenfreadamente pela superfície de um motor também pode constituir um potencial risco de incêndio, certo? Em termos simples, sim. O óleo de motor derramado ou com fugas pode provocar um incêndio se ficar suficientemente quente. Mas calma…

dizer a um mecânico
Services car engine machine concept, Automobile mechanic repairman hands checking a car engine automotive with oil level in the engine transportation, car service and maintenance.

Existe ou não um risco?

As temperaturas necessárias para que o óleo do motor se incendeie são bastante extremas. Mais de 150 graus. Por isso, embora deva absolutamente limpar quaisquer derrames ou fugas que encontre, não precisa de se preocupar com a possibilidade de algumas gotas se incendiarem num dia quente. No entanto, o facto de o óleo entrar ou entrar em partes do motor que não é suposto entrar é outra questão completamente diferente.

motores barulho

Certas partes de um motor (por exemplo, o coletor de escape) podem aquecer o suficiente para incendiar o óleo. De facto, as fugas que, por vezes, fazem com que o óleo acabe no coletor de escape, são precisamente a razão pela qual a General Motors fez a recolha de centenas de milhares de veículos em 2015, como noticiou a The Associated Press. Essa foi, na verdade, a terceira vez que a General Motors fez a recolha dos veículos afetados, depois de os condutores terem começado a comunicar incêndios nos motores em 2007.

No caso de encontrar óleo no seu motor, quer se trate de uma fuga ou de um derrame, tenha cuidado e limpe-o rapidamente utilizando um desengordurante à base de citrinos ou de água antes de o enxaguar. Isto porque os fluidos à base de petróleo podem corroer as peças mais sensíveis do motor. Não tente limpar o óleo utilizando apenas água, porque não terá grande efeito para além de deixar o compartimento do motor húmido.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados