O Pinterest pode ter sofrido uma grave violação de dados que afeta milhões de utilizadores. Embora a empresa tenha negado qualquer violação do seu sistema, um hacker divulgou uma base de dados que alegadamente contém 60 milhões de linhas de dados de utilizadores do Pinterest. Os piratas informáticos publicaram uma base de dados parcial num fórum popular sobre fugas de informação. Contém seis milhões de registos, incluindo endereços de correio eletrónico e endereços IP. A fuga de dados afetou principalmente os utilizadores do Pinterest nos EUA e em França.
Milhões afetados por uma massiva fuga de dados do Pinterest!
Segundo o Cyber Press, um hacker chamado “Tchao1337” divulgou recentemente uma base de dados que contém seis milhões de registos de dados de utilizadores do Pinterest. Diz que se trata de uma base de dados parcial de uma violação de 2024 com 60 milhões de linhas de dados. O hacker não tem a certeza da origem da fuga de informação, pelo que não é claro quem extraiu os dados do sistema do Pinterest. A cronologia exacta da violação também não é conhecida, assim como a extensão total da informação exposta.
No entanto, a Cyber Press verificou que a base de dados pública continha endereços de correio eletrónico, nomes de utilizador, IDs de utilizador e endereços IP. Como tal, representa uma ameaça de segurança em série para os utilizadores do Pinterest afetados. As informações podem-se utilizar indevidamente por hackers e agentes de ameaças para ataques de phishing e roubo de identidade. Existe também o risco de acesso não autorizado a contas online. Se tem uma conta no Pinterest, deve manter-se vigilante e alterar as suas palavras-passe.
A empresa responsável negou
“Investigámos esta alegação. A nossa investigação não encontrou nenhuma evidência de comprometimento do nosso sistema ou dos dados do utilizador”, disse um porta-voz da empresa ao Cyber Security News. Entretanto, o fornecedor de VPN Surfshark lançou uma investigação e descobriu que a base de dados que vazou contém, de facto, informações sobre os utilizadores do Pinterest. A empresa afirma que 6,8 milhões de endereços IP foram vazados.
Desses, 1,91 milhões de endereços IP e o mesmo número de endereços de e-mail pertencem a utilizadores dos EUA. Representando quase 28% de todos os pontos de dados expostos, os EUA foram a segunda região mais afetada, a seguir à França. A fuga de informação expôs os dados pessoais de 1,97 milhões de utilizadores franceses do Pinterest. A Índia, a China e o Reino Unido são as três regiões mais afetadas, com mais de 216.000 utilizadores. O Brasil, a Micronésia, a Alemanha e o Japão tiveram mais de 100 000 utilizadores afetados.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!