FSR 3: Mais performance nas consolas! Mas há problemas na PS5

Caso não saiba, o AMD FSR 3 (FidelityFX Super Resolution 3) foi finalmente lançado e já anda a fazer das suas em alguns jogos para o PC, como é o exemplo de Forspoken e Immortals of Aveum. O que é isto? Bem, o FSR, tal e qual como o DLSS da rival NVIDIA, é uma tecnologia capaz de gerar frames, o que por sua vez resulta quase sempre num aumento incrível do nível de performance em jogo.

É uma tecnologia suportada pela atual geração de consolas, porém, a PlayStation 5 vai ter mais problemas em se adaptar à mesma, comparativamente às consolas Xbox da Microsoft.

AMD FSR 3 traz mais performance para as consolas. Mas a PS5 pode ter um problema com a novidade.

Portanto, caso não saiba, a AMD disse que esta tecnologia iria eventualmente chegar às consolas da atual geração (PS5 e Xbox Series S/X) na Gamescom. A questão sempre foi… Será que vale a pena para as equipas de desenvolvimento adicionarem a tecnologia, ou a diferença é irrisória?

Bem, ao que tudo indica, em vários jogos, a diferença é mesmo palpável! Como tal, é muito provável que a grande maioria dos estúdios aposte no desenvolvimento e implementação da tecnologia nos seus projetos.

Afinal de contas, jogos que já sejam capazes de chegar aos 60FPS no modo de performance, com o FSR 3 ativo poderão chegar aos 120 FPS. Claro que não vai ser com a mesma qualidade de imagem, mas… São 120 FPS! Uma duplicação de frames.

Porém, a PlayStation 5 pode ter algumas dificuldades acrescidas com o FSR 3.

Caso não saiba, enquanto as consolas Xbox têm como base uma versão modificada do Windows, a PlayStation 5 usa um sistema operativo proprietário baseado em FreeBSD. É aqui que o problema acontece.

Isto porque o FSR 3 usa uma cadeia de substituição baseada em DX12 que lida com as cargas de trabalho de fluxo e geração de frames de forma assíncrona. Existe um plugin para o motor de jogos Unreal Engine 5 que oferece uma opção alternativa para plataformas que não sejam Windows. Porém, essa opção (um backend RHI) não funciona de forma assíncrona e, portanto, oferecerá um desempenho inferior.

Isto significa que a PlayStation 5 suporta a tecnologia, mas que vai ser necessário algum trabalho extra para a implementar. Entretanto, nas consolas Xbox a coisa vai ser muito mais fácil, e por isso mesmo, a performance deve ser um pouco superior.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também