Existem truques para tudo e mais alguma coisa. Desta vez, uma especialista revelou que adicionar uma determinada fruta à máquina de lavar deixa a louça a brilhar. De facto, com o passar do tempo, os nossos talheres e copos de metal, outrora brilhantes, podem rapidamente tornar-se baços devido ao calcário e à sujidade, fazendo com que os pratos nunca saiam tão limpos como desejaríamos.
Quer se trate de ter água dura, de utilizar demasiado detergente, de não utilizar detergente suficiente ou de sobrecarregar a máquina de lavar loiça, existem muitas razões para que os nossos utensílios de cozinha fiquem com um aspeto menos interessante.
Entretanto uma especialista partilhou uma dica económica que utiliza os restos de um alimento comum, tornando a louça com mau aspeto numa coisa do passado.
Dito isto, o truque passa por adicionar cascas de citrinos à sua máquina de lavar.
Assim basta usar algumas fatias de casca de laranja ou de limão para dar brilho aos seus utensílios de mesa antigos e também para lhes dar um cheiro fresco a citrinos.
Este truque tem alguma ciência
O ácido cítrico que se encontra nos limões, nas limas e nas laranjas funciona para quebrar o calcário e desinfetar. Isto ao mesmo tempo que ajuda a combater a gordura e a sujidade.
O ácido é também antibacteriano e antissético. Isto significa que os limões podem matar as bactérias e eliminar o bolor. Entretanto o vapor no interior da máquina de lavar louça também adquire algumas destas propriedades, o que resulta numa máquina de lavar mais limpa e com um cheiro muito melhor.
Para quem quiser experimentar o truque, certifique-se de que deixa a casca na prateleira superior do aparelho, para que seja muito menos provável que seja levada pela água e acabe por limpar o ralo em vez da sua loiça.
A casca pode ser particularmente potente se contiver a maior parte dos óleos essenciais do limão – que dão ao fruto o seu cheiro característico.
Para aqueles que têm alguns restos de citrinos e querem reduzir o desperdício de alimentos, o limão, a laranja ou a lima inteiros também funcionam – basta cortá-los ao meio e colocá-los na prateleira de cima para obter o mesmo efeito.
No entanto, o hack de cozinha vem com um aviso. Assim utilizar citrinos em cada lavagem pode causar alguns danos na própria máquina de lavar. A natureza ácida do seu sumo pode quebrar a borracha que veda a sua máquina de lavar louça. Isto com o tempo, pode provocar fugas e vários outros problemas. Assim não esteja sempre a juntar fruta à máquina de lavar.