Há um eletrodoméstico que tem vindo a ser cada vez mais procurado e não é muito complicado percebermos qual é. Falo em concreto das Air Fryer. Nasceram com o objetivo de substituírem as fritadeiras tradicionais com a vantagem de não se usar óleo. No entanto, começaram a ser um equipamento que faz muito mais do que isso e alguns até o utilizam como um verdadeiro substituto para o forno. No entanto é preciso darmos alguma atenção ao nosso equipamento e de facto há segredos que permitem aproveitar ao máximo a Fritadeira de Ar Quente e levar a que a comida fique mais saborosa.
Fritadeira de ar quente: assim a comida fica mais saborosa!
Faça sempre o pré-aquecimento
Normalmente estamos habituados a pré-aquecer o forno. Isto porque tem grandes dimensões e para a comida ficar realmente boa convém que ele esteja bem quentinho na altura em que lá colocamos os alimentos para os confeccionar. Já no caso da Air Fryer como a dimensão é bastante mais pequena, não seria de esperar que fosse necessário um pré-aquecimento. A questão é que é. De facto até é considerado como essencial.
Claro que falando em termos energéticos poderá gastar um pouco mais. No entanto, na realidade, será quase uma diferença irrisória. Isto porque ao contrário do forno leva apenas 3 minutos para pré-aquecer.
Dito isto, antes de lá colocar qualquer comida a confeccionar, ligue a Air Fryer e deixe-a funcionar sem nada durante três minutos. Depois com ela bem quente é só colocarmos a comida rapidamente e já está.
Não coloque demasiada comida no cesto
As fritadeiras funcionam ao circularem o ar quente por todas as direções. Se o cesto estiver sobrelotado, o ar não será capaz de circular corretamente e e os alimentos não cozerão uniformemente. Isto pode até fazer com que os seus alimentos vaporizem em vez de fritar. O resultado é que ficam moles.
Se colocarmos muitas batatas para fritar no cesto vamos notar bem isto. Ficam mais estilo puré do que batatas estaladiças.
Certificar-se de que há muito espaço no cesto também ajuda a evitar que os alimentos fiquem pegados. Para obter os melhores resultados, cozinhe os seus alimentos em pequenos lotes e não exceda a linha máxima de enchimento.
Dê atenção ao tempo de fritura
Enquanto os tempos de cozedura variam consoante o tipo de comida e a temperatura, os alimentos cozinhados numa fritadeira geralmente demoram menos tempo a cozinhar do que num forno. Ao experimentar uma receita pela primeira vez, é uma boa ideia olhar sempre para o tempo de cozedura recomendado mais curto.
Utilize óleo
O grande ponto de venda de uma fritadeira é a sua capacidade de fazer alimentos crocantes sem muito óleo. Ainda assim podemos utilizar algum para se obter um melhor resultado final. Um revestimento leve de óleo nos seus alimentos pode ajudar a alcançar a textura crocante que deseja.
Forre o cesto
Se o seu maior problema com a fritadeira for a sujidade, existe uma solução fácil. Basta forrar a bandeja com papel de alumínio antes de adicionar os alimentos. Isto facilitará a remoção dos alimentos e a limpeza do cesto após a fritura.
Forrar o cesto de fritadeira pode ajudar a evitar que pequenos alimentos caiam através dos orifícios do cesto e fiquem alojados no elemento de aquecimento da fritadeira.
Vire os alimentos
Entretanto a maioria das air fryers recomendam que vire os alimentos a meio da cozedura para obter uma textura crocante em todos os lados. No entanto, pode ser fácil negligenciar este passo. Não se esqueça!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!