Estes são os maiores sinais de que o seu frigorífico vai avariar! 

O frigorífico é um dos eletrodomésticos mais importantes que temos em casa. Sem ele, não poderíamos armazenar alimentos perecíveis a longo prazo. Acabavam-se as sobras e não poderíamos manter confortavelmente congeladas refeições rápidas e fáceis. É por todas estas razões e por outras que deve prestar especial atenção ao funcionamento do seu frigorífico. Tudo porque todas estas vantagens vão desaparecer se ele se avariar. Assim tenha muita atenção! Para não ser apanhado desprevenido estes são os sinais de que o seu frigorífico vai avariar!

Estes são os maiores sinais de que o seu frigorífico vai avariar!

Estar atento é importante para resolver um problema antes que ele se torne grave. Um pequeno arranjo pode vir a tornar-se numa grande reparação e até na substituição do frigorífico.

Pouco ou nenhum arrefecimento

A primeira e principal coisa a que deve estar atento em relação às avarias do frigorífico é o ar frio. Ou melhor, à falta dele. O arrefecimento é literalmente a única coisa que o seu frigorífico deve fazer, por isso, se não o estiver a fazer, é um problema bastante óbvio.

Frigorífico reduzir luz

Quando abrir o frigorífico, coloque a mão lá dentro e agite-a um pouco para sentir a temperatura interna. Um frigorífico deve estar imediatamente frio quando se abre a porta, por isso, se não sentir a primeira onda de frio, isso é um mau sinal. Também pode tentar picar os alimentos ou objetos no seu frigorífico para ter uma noção da quantidade de frio que está realmente a ocorrer. Uma barra de manteiga, por exemplo, é um ótimo indicador de frio, uma vez que começa a amolecer muito rapidamente se não for mantida à temperatura ideal de frio.

Alimentos estragados

A razão pela qual colocamos os alimentos no frigorífico é para os conservar a longo prazo. Obviamente, a quantidade de tempo que se pode manter algo no frigorífico varia muito em função do que realmente é, mas, em geral, qualquer alimento que se coloque no frigorífico deve poder ser conservado durante pelo menos alguns dias. Se colocar alimentos no frigorífico e estes se estragarem mais depressa do que isso, ou mesmo no mesmo dia, isso é sinal de um ou mais problemas com o frigorífico.

frigorífico vai avariar

O culpado habitual é a falta de refrigeração, mas essa não é a única causa possível. Para além da falta de ar de refrigeração, o problema também pode estar no motor do frigorífico, na vedação da porta ou em qualquer outra coisa. Mesmo que o frigorífico pareça estar frio e que o motor pareça estar a funcionar, basta uma ligeira descida de temperatura para que os restos de comida entrem na zona de deterioração.

Elevada condensação

Devido à diferença de temperatura entre o interior e o exterior do frigorífico, pode haver ocasionalmente alguma condensação no interior. Isto é normal, desde que seja apenas nas superfícies sólidas do frigorífico, como as prateleiras e as portas dos compartimentos. Se, no entanto, começar a ver condensação nos seus alimentos ou no exterior da porta do frigorífico – isso não deve acontecer.

frigorífico vai avariar

A condensação só se forma em ambientes com temperaturas diferentes, como as janelas da sua casa ou do seu carro. Se houver excesso de condensação no interior do frigorífico, isso significa que há uma fenda no corpo ou no vedante da porta que está a deixar entrar ar mais quente. O mesmo se aplica ao exterior da porta – se houver um buraco no vedante da porta, o ar frio escapa e a condensação pinga por toda a porta. Além de toda esta condensação poder provocar danos no interior e no exterior do frigorífico, o motor começa a trabalhar em excesso para compensar o défice de refrigeração, o que pode levar a grandes consumos de energia.

Motor quente ou barulhento

Todas as funções de refrigeração do seu frigorífico devem-se ao motor. O motor alimenta as serpentinas do evaporador, que dispersam o ar frio que mantém tudo agradável e gelado. Como qualquer motor, o motor do seu frigorífico pode aquecer um pouco, mas isso é normal. É quando o motor fica extremamente quente que provavelmente está prestes a falhar. O calor elevado no motor significa que está a funcionar para além da sua capacidade recomendada, o que é uma fórmula para as paragens súbitas.

Frigorífico: faça isto e reduza muito a sua conta da luz!, nova vida ao frigorífico

Para além do calor, o motor do seu frigorífico pode também estar a emitir ruídos altos e estranhos. Normalmente, o motor emite um zumbido monótono, quer a porta esteja aberta ou fechada, mas se começar a gaguejar, zumbir ou assobiar alto, é outro sinal de que o motor está a ser sobrecarregado. Se puder, coloque a mão na parte de trás do frigorífico para sentir o motor. Se estiver quente e/ou a produzir muitos ruídos repentinos, é sinal de que está nas últimas.

Excesso de gelo

Ao contrário do que seria de esperar, o compartimento do congelador do seu frigorífico não é suposto estar coberto de gelo de cima a baixo. A temperatura de congelação no seu congelador é suposto ser um frio seco. Mantendo uma temperatura uniforme que não permite a entrada de vapor de água. Por isso, se começar a ver muito gelo, é sinal de que o seu congelador não está a ser devidamente regulado.

frigorífico funciona mal

Isto pode surgir devido a uma vedação defeituosa da porta do congelador. Ou então por um problema com o sistema interno de regulação da temperatura do frigorífico. Seja qual for o caso, se o seu congelador estiver a congelar, pode colocar os alimentos que lá se encontram em risco de solidificar completamente numa prisão gelada.

Dito isto, estes são os maiores sinais que um frigorífico vai avariar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também