Frigorífico: seis formas de reduzir já a conta da luz!

Há muitas coisas podem ter impacto na conta da luz, especialmente quando se trata de um frigorífico. E nem nos estamos a referir à antiguidade dele. Todos sabemos que os mais modernos tendem a gastar menos. No entanto, mesmo sem mudar de frigorifico há muitas coisas que podemos fazer para reduzir a conta da luz. De facto não é nada muito complicado e que na realidade pode ser muito proveitoso.

Frigorífico: seis formas de reduzir já a conta da luz!

Defina corretamente a temperatura

O frigorífico e o congelador estão a lidar bem com os alimentos? Verifique a temperatura. Para um melhor desempenho, aponte para 3°C no frigorífico e -18°C no congelador. Isto é sempre a temperatura ideal. Para além disso, verifique regularmente se essa temperatura se mantém. É que com as mudanças de temperatura no exterior podem ser necessários ajustes. Sobretudo se as borrachas já não se encontram nas melhores condições. Mas atenção que se tiver de baixar para temperaturas muito mais frias irá gastar mais eletricidade para as manter.

Mantenha o frigorífico cheio

Um frigorífico cheio é um frigorífico feliz. Isto porque a massa térmica do seu conteúdo ajuda a manter a temperatura ao mesmo nível. Ou seja, elementos frios ajudam a criar frio.

Num frigorífico cheio, o compressor não terá de andar tantas vezes a ligar e a desligar. Isto vai prolongar a vida útil do compressor e reduzirá os custos de funcionamento. Por isso, mantenha o frigorífico abastecido, deixando espaço para o ar circular.

Atenção à porta

Uma das coisas que faz com que o frigorífico consuma mais energia é quando deixamos a porta aberta durante algum tempo. Se for a do congelador o prejuízo pode ser ainda maior. É que começa a formar gelo e depois bem vamos ter de estar muito tempo com a porta aberta para o retirar.

Reduza a conta de gás e luz na preparação de refeições!, Frigorífico: seis formas de reduzir já a conta da luz!

Assim antes de abrir a porta do frigorífico pense naquilo que precisa de retirar primeiro. Deste modo evita deixá-la aberta durante muito tempo.

Atenção aos alimentos quentes

Não coloque alimentos quentes no seu interior. É que caso contrário ele terá de trabalhar mais para manter a temperatura fria no interior, tal como estava.

Não desperdice o frio que já tem

Pode ajudar a manter o frigorífico frio descongelando os itens no frigorífico e não na bancada da cozinha. A temperatura fria dos produtos congelados irá naturalmente manter a temperatura baixa, para que o frigorífico não tenha de trabalhar tanto. É mais seguro descongelar comida assim também. Acerca disto verifique também o estado das borrachas.

Limpar as bobinas do condensador

Limpar as bobinas do condensador é algo realmente importante. Aliás é eventualmente o mais importante. Estas bobinas tornam possível a remoção do calor interior do frigorífico, que é o que mantém os alimentos frios (acredite ou não, os frigoríficos não produzem ar frio). No entanto, o pó e outros detritos podem prender-se às bobinas, fazendo com que o frigorífico trabalhe mais para fazer o seu trabalho e, eventualmente, sobreaqueça o motor.

Frigorífico: faça isto e reduza muito a sua conta da luz!

Para além disso vai ter um impacto significativo na conta da luz. Assim temos mesmo de limpar regularmente as bobinas de condensação.

Para limpar as bobinas de condensação, basta pegar num aspirador ou num acessório com escova e passar por cima das bobinas para tirar toda a sujidade – é tão fácil quanto isso.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também