Veja como preparar o frigorífico para o Natal! Vale a pena

O frigorífico é daqueles eletrodomésticos que vai andar numa verdadeira correria neste Natal e como tal tem de estar verdadeiramente preparado para evitar que os alimentos se estraguem. Com mais convidados em casa, há naturalmente um aumento de pratos para preparar e servir. Se não tiver alguns cuidados pode comprometer a frescura e, em última análise, a segurança dos alimentos. Assim veja como preparar o frigorífico para o Natal!

A temperatura

Logo à partida, para que não haja qualquer problema, o frigorífico deve estar regulado entre 3°C e 5°C. Esta temperatura mantém os alimentos frescos e retarda o crescimento das bactérias.

Limpe bem o frigorífico

Um frigorífico limpo não é apenas agradável à vista; é um passo crucial para a segurança e eficiência alimentar. Comece por desligar o frigorífico da tomada antes de o limpar para garantir a segurança. Retire todas as peças amovíveis, como as prateleiras e as gavetas, e lave-as com uma esponja, água morna e detergente líquido.

Para o interior, limpe todas as superfícies com uma solução de meio litro de água morna misturada com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Preste especial atenção às manchas pegajosas ou migalhas, uma vez que estas podem albergar bactérias e odores.
Esta limpeza profunda deixará o seu frigorífico fresco, higiénico e perfeitamente preparado para guardar as suas iguarias festivas de Natal. Mas há outras coisas a que deverá dar atenção.

Verifique os bloqueios

Se tiver adolescentes em casa ou se o agregado familiar for grande é provável que o seu frigorífico esteja várias vezes abastecido. Sobretudo para quem tem tendência a fazer as compras do mês. No entanto, se o seu frigorífico estiver absolutamente cheio pode levar a grandes problemas, como comida pouco fresca e um congelador não muito congelado.

Reduza a conta de gás e luz na preparação de refeições!, Frigorífico: seis formas de reduzir já a conta da luz!, frigorífico funciona mal

Um frigorífico regula a sua temperatura movendo ar frio para a frente e para trás entre as aberturas que se encontram tanto no compartimento do congelador como no compartimento do frigorífico. Dito isto, basta uma destas aberturas estar bloqueada, para se interromper o equilíbrio do fluxo de ar.

Assim verifique onde eles estão e quando os encontrar certifique-se que nada os está a bloquear. Mesmo algo tão insignificante como um saco de ervilhas congeladas pode causar problemas se estiver a bloquear um ventilador.

Bobinas do condensador sujas

Limpar as bobinas do condensador é algo realmente importante. Aliás é eventualmente o mais importante. Estas bobinas tornam possível a remoção do calor interior do frigorífico, que é o que mantém os alimentos frios (acredite ou não, os frigoríficos não produzem ar frio). No entanto, o pó e outros detritos podem prender-se às bobinas, fazendo com que o frigorífico trabalhe mais para fazer o seu trabalho e, eventualmente, sobreaqueça o motor.

Frigorífico: faça isto e reduza muito a sua conta da luz!, nova vida ao frigorífico

Para além disso vai ter um impacto significativo na conta da luz. Assim temos mesmo de limpar regularmente as bobinas de condensação.

Para limpar as bobinas de condensação, basta pegar num aspirador ou num acessório com escova e passar por cima das bobinas para tirar toda a sujidade – é tão fácil quanto isso.

Borrachas da porta em mau estado

Deve olhar de perto para o vedante de borracha ao longo da porta, que mantém o ar quente fora. Com o passar do tempo a borracha começa a estalar, compromete a vedação e o ar quente pode infiltrar-se, fazendo com que o frigorífico trabalhe mais para manter os alimentos frios.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também