Fracas vendas do iPhone obriga a Foxconn a reduzir salários! – O ano de 2018, foi um ano “fraco” para a Apple.
Afinal de contas, o iPhone XS apesar de ter feito feito sucesso, acabou por ficar aquém do número de vendas esperado. Algo que curiosamente, acabou por não melhorar com os novos modelos lançados no fim de 2018.
Portanto, como é normal, todas as ações têm uma reação… E aqui, vai ser inegavelmente negativa, especialmente para a Foxconn, uma das principais figuras na produção e montagem do iPhone.
Foxconn foi ‘obrigada’ a reduzir salários e a retirar benefícios aos seus trabalhadores!
Dito tudo isto, no ultimo relatório de contas, a empresa informava que os trabalhadores anteriormente recebiam a volta de 4000yuan(525€). Mas agora, neste momento, recebem à volta de 3000 yuan(393€), o que é realmente alarmante. (Uma redução no salário à volta dos 25%!)
Todavia, a empresa não reduziu no valor ganho por hora.. Mas sim, no número de horas de trabalho. Tudo devido à fraca venda dos novos iPhones, e a sua consequente redução de produção.
O tempo de produção do iPhone, nesta empresa durava entre 4 a 5 meses… Mas agora, reduziu drasticamente para uns míseros 20 dias!
A Foxconn, não conseguiu “apenas” reduzir os salários! Teve mesmo de tomar medidas mais drásticas! Terminando, com muitos benefícios dos seus funcionários.
Em primeiro lugar aqui, foi o corte nos serviços de transporte que a empresa oferecia aos seus trabalhadores. Este transporte fazia o trajeto entre os dormitórios e a fabrica de produção. O que fazia com que muitos trabalhadores não tivessem que andar 40 minutos até ao local.
Outros dos benefícios retirados também, foi o serviço de lavandaria gratuito. O que foi uma “estreia” na empresa. Algo que, nunca aconteceu anteriormente na Foxconn. Agora, a utilização do serviço de lavandaria custa a volta de 7 yuans, e o serviço de secagem aumentou também.
Em suma, 2018 foi mesmo um ano marcante para a Apple… pela negativa!
A “guerra” entre EUA e China, levou a um aumento do valor do iPhone no mercado chinês. O que agora vem a afetar muito as empresas, como a Foxconn.
Afinal de contas, a procura pelo mercado chines foi extremamente baixa, e estamos a falar do mercado com maior impacto para o rendimento da Apple.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!