Como deve saber, desde 2019, que alguns modelos mais apetrechados no mundo dos smartphones, trazem a capacidade de tirar fotos incríveis à lua. Isto não é de todo uma grande novidade… Mas quanto disto é realmente verdade, e capturado pelos sensores traseiros do smartphone, e quanto é falso, e aparece no ecrã graças a alguns algoritmos escondidos?
Como deve imaginar, apesar das grandes melhorias na capacidade fotográfica dos smartphones mais poderosos do mundo mobile, a verdade é que tirar fotos com esta qualidade, à lua, é simplesmente impossível, num simples telemóvel, sem alguns pós de magia a ajudar. Vamos tentar perceber?
Fotos à lua com o smartphone. O que é verdade, e o que é mentira?
Portanto, tudo começou em 2019, com o P30 Pro da Huawei, que claro está, trouxe consigo o agora muito popular Modo Lua. Um modo de fotografia, que logo na altura, levantou várias questões… Sim, a Huawei era, e continua a ser, incrível na captura de imagem nos seus smartphones, especialmente nas gamas mais altas. Mas, como é que a câmera, ou câmeras, de um smartphone, consegue fotografar objetos tão longíquos, com tanta precisão?
Na altura, a Huawei afirmou que a funcionalidade usava um algoritmo IA para reconhecer o cenário, e então otimizar a focagem e exposição. Mas como é óbvio, a coisa sempre foi um pouco mais complexa que isso. Sabe como é que sabemos isso? Posteriormente, outras fabricantes apostaram na mesma exata funcionalidade, que claro está, funcionava da mesma exata maneira.
Uma destas fabricantes foi a Samsung, que por sua vez foi apanhada a mexer nas fotos à lua, no seu S21 Ultra de 2021. Sabe como é que a coisa funcionava? Podia meter uma imagem da lua no monitor do seu computador, e o telemóvel começava a tratar dos detalhes, para texturizar a superfície lunar. Aliás, podia desenhar um circulo, e tirar fotografia com o S21 Ultra em Modo Lua, que o mesmo iria começar a meter texturas lunares na imagem desenhada.
As imagens provenientes do Modo Lua são falsas? Ou não?
Sim e não. Qualquer smartphone com modo lua, tira realmente fotos à lua, e realmente mexe na focagem e na exposição da lente. No entanto, também mete um processamento de imagem muito agressivo nessa imagem, que claro, tem em conta a fase da lua, para a tornar mais real e apelativa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!