Fotografias ao processador da PS5 revelam más notícias

Como deve saber, o SoC da PS5 é baseado nas arquiteturas RDNA 2 para o GPU e Zen 2 para o CPU. Duas tecnologias que já estão no mercado na forma dos processadores AMD Ryzen 3000 e placas gráficas AMD Radeon RX 6000. São também duas arquiteturas que podemos encontrar na oferta da Microsoft, as consolas Xbox Series X e S.

Dito isto, desde muito cedo que alguns ‘leaks’ e rumores apontaram para que a solução que dá vida à consola de nova geração da Sony, não contava com algumas das tecnologias mais avançadas destas arquiteturas… E pelos vistos, segundo novas informações, isto é mesmo verdade!

Afinal, a PlayStation 5 não tem suporte ao AMD Infinity Cache, e deixou de lados várias funcionalidades da arquitetura RDNA 2.



Fotografias ao processador da PS5 revelam más notícias

Portanto, as primeiras fotos SWIR ao SoC da PlayStation 5 indicam que a Sony optou por deixar algumas especificidades de lado na sua “receita” de nova geração. Como alguns FFUs (Fixed Function Units) e FMAs (Fused Multiply-Add).

Afinal de contas, apesar do facto de a Sony e AMD afirmarem que a PS5 conta com a arquitetura RDNA 2, a die parece ter módulos cache separados, o que por sua vez indica que o suporte ao Infinity Cache ficou na gaveta. Curiosamente, as consolas Xbox Series S e X também não têm suporte à tecnologia.

Caso não saiba o que é o AMD Infinity Cache, estamos a falar de uma tecnologia que amplifica significativamente a largura de banda disponível para o GPU. Afinal, segundo dados da AMD, este tipo de Cache é capaz de aumentar 3.25x a largura de banda efetiva de um sistema com VRAM GDDR6 e bus de 256-bit.

Entretanto, as imagens publicadas por @FritzchensFritz voltam a reiterar que a Sony usa mesmo Liquid Metal! Em vez da clássica pasta térmica nas suas novas consolas. Aliás, a gigante Japonesa até meteu algumas proteções à volta do SoC para garantir que este líquido faça danos na motherboard.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...