Sabe o que é o formato de imagem AVIF? É o futuro!

Há um novo formato de imagem que apesar de muito falado ainda não é do conhecimento de todas as pessoas. Falo em concreto do formato de imagem AVIF. É poderoso e é sem dúvida o futuro. Alimentado pelas mais recentes tecnologias de compressão de multimédia, o AVIF está a encontrar o seu lugar nos browsers, software e sistemas operativos.

Sabe o que é o formato de imagem AVIF? É o futuro!

O AVIF é um formato de ficheiro de imagem desenvolvido pela Alliance for Open Media que qualquer pessoa pode utilizar. Pode armazenar imagens fixas e animadas com a extensão de ficheiro “.avif”, utilizando compressão com ou sem perdas.

AVIF significa AV1 Image File Format (formato de ficheiro de imagem AV1), devido à utilização da compressão AV1. É amplamente visto como um substituto do HEIC (High-Efficiency Image Container). Assim utiliza HEVC (High-Efficiency Video Coding) em vez do mais recente AV1.

formato de imagem AVIF

A compressão AV1 acabará por substituir a norma HEVC mais antiga. Uma vez que o antigo contentor HEIC se baseia no HEVC, o AVIF chegou como um novo formato de imagem que utiliza a compressão AV1 mais recente.

Para que é utilizado o AVIF?

O AVIF é compatível com conteúdos de gama dinâmica elevada (HDR) e gama dinâmica padrão (SDR), incluindo os espaços de cor sRGB e BT.2020 comummente utilizados. Suporta profundidades de cor de 8, 10 e 12 bits, preservação do grão de filme, transparência como as imagens PNG e animações como o formato GIF.

O novo formato de imagem apresenta uma melhor qualidade de imagem do que o JPEG e tamanhos de ficheiro mais pequenos. Entretanto com menos artefatos de compressão e menos bloqueio de imagem. O que é que tudo isto significa? Espera-se que o AVIF possa ajudar a poupar dados tanto para os consumidores de conteúdos como para os anfitriões Web que os fornecem.

extensões essenciais para o Google Chrome, Chrome atualização de emergência, Alerta vermelho para utilizadores do Chrome, chrome, aviso chrome, Google alerta Chrome

O suporte AVIF já foi incluído no Google Chrome (versão 85), Mozilla Firefox (versão 93) e versões atualizadas do motor WebKit que alimenta o Safari.

Muitos outros softwares já suportam AVIF, incluindo visualizadores de imagens como XnView, media player VLC, Paint.NET e Adobe Illustrator, e sistemas operacionais incluindo Windows 10 e superior, Android 12 e superior, e muitas distribuições Linux.

Como obter suporte no Windows

O Windows 10 e o Windows 11 suportam pré-visualizações de imagens AVIF no Explorador de Ficheiros e a visualização de AVIF com a aplicação de fotografias, mas apenas se descarregar primeiro os codecs AV1. Sem eles, você verá apenas ícones genéricos de espaço reservado.

aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

Assim para instalar o codec AV1 no Windows, abra a Microsoft Store, pesquise “av1” e clique no resultado “AV1 Video Extension”. Em alternativa, clique nesta ligação direta para o codec AV1.

Feche todas as instâncias abertas da aplicação Fotografias ou do Explorador de Ficheiros e, quando as voltar a abrir, verá que agora suportam totalmente imagens AVIF. Outras aplicações poderão também utilizar o codec AV1 recentemente instalado nos bastidores.

O AVIF tem vindo a aumentar gradualmente a sua popularidade ao longo dos últimos anos, embora ainda seja bastante invulgar. Entretanto não há planos atuais para fazer a transição das imagens do seu smartphone para AVIF (de momento), como aconteceu com HEIC/HEVC. Infelizmente, muitas aplicações – incluindo as principais aplicações de mensagens, como o WhatsApp e o Discord – ainda não suportam o formato.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também