Apesar da popularidade do WhatsApp a plataforma continua a enfrentar pressões para evoluir. À medida que os concorrentes acrescentam novas funcionalidades às suas próprias aplicações, a Meta quer estar à altura da ocasião. Por exemplo, o Signal lançou opções de formatação de texto padrão, como negrito e itálico, para os seus utilizadores em 2023, uma funcionalidade que o WhatsApp tinha adicionado em 2016. Agora, o Meta está a dar o próximo passo em frente, adicionando opções de formatação avançada no WhatsApp!
Chegaram as opções de formatação avançada no WhatsApp!
Mark Zuckerberg anunciou no WhatsApp que a formatação avançada de texto será oficialmente lançada para os seus utilizadores (via WABetaInfo/Twitter). Na sua atualização, Zuckerberg mostrou como o texto pode agora ser formatado como uma lista com marcadores, uma lista numerada, citação e código em linha.
As alterações juntam-se à capacidade de adicionar efeitos de negrito, itálico, riscado ou monoespaço ao texto, incluídas em actualizações anteriores. Várias das novas adições serão particularmente úteis para programadores que dependem do WhatsApp para a comunicação, enquanto outras serão mais úteis para comunicações casuais. Não existe um cronograma que revele quando todos os utilizadores do WhatsApp verão as alterações nos seus dispositivos. Presumivelmente isto vai aparecer na próxima versão.
Estas opções de formatação de texto já tinham aparecido numa versão beta do WhatsApp. Na versão 2.24.2.9 do Android, surgiaram blocos de código, bem como listas e blocos de citação. No entanto, na altura, não ficou claro se esta funcionalidade estava em testes especificamente para satisfazer as necessidades dos programadores. Além disso, não havia pormenores que confirmassem se estas seriam as únicas opções de formatação de texto implementadas.
Mas antes de este teste chegar na versão 2.24.2.9 do WhatsApp beta para Android, a Meta já estava a testar a mesma formatação de texto avançada para o WhatsApp no computador. Supunha-se que a empresa acabaria por dar prioridade à aplicação móvel, também. No entanto, passaram-se meses até que a empresa começasse a testar a funcionalidade no Android. Agora está finalmente a chegar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!