Ford Puma ST: 1.5L passa a Ecoboost 1.0L?! Faz sentido?

A Ford tem vindo a apresentar autênticos ícones no mercado automóvel aos mais variados níveis. Com carros urbanos ágeis até aos mais apaixonantes modelos desportivos como o seu famoso Mustang e Ford GT.

Mas… então e a gama média? Pois bem, a Ford também garante esta gama, sendo por aqui que a Ford apresentou os modelos desportivos ST, bem como o famoso RS.

No entanto, as regras sobre as emissões dos veículos são cada vez mais difíceis de superar, e por isso, a Ford já “aposentou” alguns dos seu modelos e motores. Onde está a solução? Está em variantes Mild-Hybrid como resposta para garantir potência/eficiência.

Ford Puma ST 2022 Hibrido

Dito isto, vamos ao Ford Puma ST!

O novo Ford Puma ST com pedigree desportivo já conquistou o mercado para quem procura um pequeno utilitário ao estilo de um SUV. Dito isto, na anterior versão, o Puma ST contava com o motor turbo de 1.5L a gasolina capaz de oferecer uma potência total de 200cv e 320 nm de binário.

Porém, uma variante do motor agora com três cilindros, apresentada nos modelos ST, acabou por causar alguma confusão entre os entusiastas. Afinal, apesar de ser mais potente, o motor passou de um 1.6L turbo de quatro cilindros para um 1.5L turbo de três cilindros.

Felizmente, apesar do sempre complicado adeus a um cilindro, e à redução do tamanho do motor, o 1.5 turbo garantiu estar capaz de cumprir a tarefa, e até superou o antecessor em todos os aspetos! Porém, foi na última versão que o caldo entornou

Afinal, passámos de um motor 1.5 turbo de 200 cv e 320 nm de binário para o famoso “pacote de leite” da Ford. Sim, estamos a falar do motor 1.0 turbo, “o melhor na sua categoria”, agora com uma variante mild-hybrid capaz de o elevar aos 170 cv e 248 nm de binários. Ou seja, mais 15 cv e 8 nm de binário face à versão comum atual.

O resultado da troca do motor 1.5L para 1.0L?

Sem qualquer rodeio, o resultado é o esperado!

O novo Ford Puma ST conseguiu ficar menos potente, com menos força e por sua vez mais lento e com menos performance.

Aliás, a Ford deu-se ao trabalho de também implementar a caixa de 7 velocidades automática denominada de Ford Powershift. Com a curiosidade de estar focada e desenvolvida para este mesmo motor Ford Ecoboost Hybrid de 1.0L.

Dito isto, a caixa nesta especificação é capaz de efetuar reduções triplas quando está em modo Sport e mantem as relações mais baixas por mais tempo. No entanto, apesar do esforço (necessário) para alegrar a condução desportiva do Puma ST, as prestações ficam aquém do seu antecessor.

Estamos a falar de uma aceleração dos 0-100 km/h em 7.4s e a velocidade máxima de 210 km/h. Ou seja, abaixo do Puma ST com motor 1.5L e caixa manual de velocidades que é capaz de ir dos 0-100 km/h em apenas 6.7s e alcançar uma velocidade máxima de 220 km/h.

ford puma st, Férias de carro

Ford Puma ST 1.0 Mild-hybrid de 170 cv!

Portanto, as informações dos testes chegam e confirmam os números do papel.

O novo Ford Puma ST continua ágil com um chassi robusto e uma condução desportiva e firme. Além de garantir uma resposta ao acelerador mais célere devido ao apoio hibrido de 48V.

No entanto, a aceleração é menos vigorosa e vai sentir isto quanto o sistema hibrido não tem bateria a altura da sua necessidade, ainda mais em altas rotações.

Mas será isto o suficiente para o deixar de parte?

Sim e não.

Para os amantes das versões ST e RS da Ford o novo Ford Puma ST 1.0 fica aquém do esperado. É praticamente o chassi do ST, com o motor 1.0L da versão “normal”, mas elevado até onde pode ir sem perder a sua identidade

  • Nota do redator: A introdução da caixa automática Powershift da Ford incluída neste novo Puma ST 1.0 de 170cv não está aqui por mero acaso. As caixas automáticas atuais, por regra garantem mais performance e está foi mais uma das necessidades tentar ficar mais perto do motor antigo 1.5 de 200 cv, que consegue ser ainda mais rápido mesmo em mudanças manuais e sem apoio da eletrificação.

Contudo, o resultado da eficiência está lá, com uma redução no papel, sentido em testes na cidade dos consumos e o mais importante do CO2 produzido que passa dos 155 g/km para 144 g/km.

Em poucas palavras, o Ford Puma ST hibrido, não era de todo o que os entusiastas estavam à espera. Afinal de contas, partimos para um futuro em que os motores a combustão estão a chegar ao fim. Isto resultou na necessidade de muitas fabricantes em criar o seu “ultimo grito” com a Hyundai a criar um ainda mais robusto i30 N, a VW um ainda mais potente Golf R e aqui temos a Ford com o seu Puma ST 1.0L Mild-Hybrid. Mas o que pensa sobre a decisão da Ford?

Partilhe connosco a sua opinião sobre esta decisão da Ford nos comentários em baixo? Para si um motor 1.0 Ecoboost é o suficiente?

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Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

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