Atualmente muitas das empresas que passaram anos a melhorar os seus desportivos estão a passar ao lado de muitos entusiastas. No entanto, estão a fazer um excelente trabalho. Aliás, hoje em dia pode “facilmente” comprar kits específicos e reprogramações para alguns modelos que os irão aumentar a performance e que normalmente são designados por “Stage 1”, “Stage 2” e adiante.
No entanto, existem ainda empresas que continuam a surpreender muito mais com os seus upgrades automóveis!
Dito isto, vamos focar-nos no Ford Focus RS Mountune. Um modelo que após um tratamento especial consegue rivalizar com grandes e potentes rivais no mercado. Afinal de contas, este modelo com o pack “M520” alcança agora uns incríveis 520 cavalos de potência e 700nm de força.
Mountune não tinha o objetivo de chegar aos 520 cavalos no Focus RS!
Primeiramente, saiba que esta é uma frase dita pelo CEO da Mountune, Alec Pell-Johnson. A empresa inicialmente dedicava-se a fazer modestos aumentos de potência que não implicavam demasiadas mudanças físicas. No entanto, os entusiastas continuaram a pedir mais e mais potência para este modelo.
Assim sendo, a Mountune sabia que com mudanças internas o motor turbo 2.3 Ecoboost da Ford era capaz de muito mais potência.
Quanto aos números, a empresa apostava em vender cerca de 10 modelos durante 2019. Contudo, estes, foram vendidos em apenas um mês e estamos a falar de modelos que passam a custar mais quase 17.000€ que o valor original. Isto devido às enormes mudanças mecânicas necessárias que levam quase 1 semana serem finalizadas.
Motor do Ford Focus RS Mountune recebe componentes reforçados e novo turbo!
Estes são os dois principais destaques, mais caros, neste kit da Mountune. Além destes temos também uma nova bomba de combustível de alta pressão, novas tubagens e juntas, um sistema de escape maior e uma nova entrada de ar e intercooler. Segundo o CEO, é necessário arrefecimento do ar, do óleo e da água. Daí tantas inclusões neste kit.
Curiosamente, após finalizado o modelo é testado num percurso de 800km de forma a garantir que tudo está feito da forma correta. A empresa garante que o modelo aguenta longas viagens e nunca teve sequer problemas de sobreaquecimento.
Em suma, a grande verdade é que as mudanças feitas por empresas com enorme experiência de mercado transformam o seu desportivo em algo muito superior.
No entanto, qual a sua opinião sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.