O mundo automóvel fica mais interessante a cada dia que passa, especialmente agora, com todas as novidades elétricas a chegar ao mercado. Afinal de contas, os modelos 100% elétricos já aparecem em quase todas as gamas do mundo automóvel, indo desde os pequenos citadinos às enormes pickups. Contudo, será que a tecnologia elétrica e está preparada para enfrentar o que uma pickup puxa num atrelado? E a autonomia como é que fica?
Pois bem, as respostas são complicadas. Sim, uma pickup elétrica é capaz de enfrentar um atrelado pesado, ou subir encostas com facilidade. Aliás, o binário instantâneo e o controlo da aceleração independente dos motores elétricos ajudam imenso neste campo.
No entanto, nem tudo é um mar de rosas! Enquanto a condução é melhor, temos que falar do elefante na sala, a autonomia!
Ford F-150 Lightning perde mais de 50% de autonomia com atrelado!
Pois bem, num recente teste, temos uma das melhores pickups elétricas do mercado, a Ford F-150 Lightning. (Clique aqui para ver o vídeo.)
No teste em questão, a pickup elétrica escolhia é a que equipa a maior bateria de 131 kWh, e por isso mesmo, consequentemente tem a maior autonomia da gama. De forma muito resumida, segundo os testes EPA, tem aqui o suficiente para percorrer 515 quilómetros em cada carregamento.
Contudo, claro está, isto é, sem contar com um atrelado! Pois aqui, a história é um pouco (muito) diferente. Com todas as variantes incluídas e explicadas no vídeo, a Ford F-150 Lightning não conseguiu atingir um terço da sua autonomia! Foi até aos 145 kms percorridos, no máximo.
Uma autonomia irrisória quando comparada as ofertas “tradicionais” a gasolina ou gasóleo. Certo?
Como comparação, colocaram o mesmo atrelado na pickup GMC Sierra 1500 Denali a gasolina. O resultado?
Em poucas palavras, a Sierra 1500 Denali efetuou o dobro da distância sem ter de reabastecer, foi e voltou num depósito. No entanto, para além de ir e voltar sem ter de parar, a verdade é que carregar a F-150 Lightining leva bastante tempo, especialmente se comparar contra encher um deposito de gasolina.
Contudo, no final do dia, a Ford F-150 Lightining consegue ainda ganhar no preço/custo da viagem.
Mas atenção. Estes números variam entre região! Ainda assim no local do teste a pickup a gasolina rondou na ida e volta um valor de 95.02€. Enquanto que o valor de ir na Ford F-150 Lighning rondou na ida os 28.51€, arredondando dá ~57€ numa ida e volta.
Contudo, tenha em conta que tem paragem obrigatória para comer, lanchar ou até dormir enquanto carrega.
Qual a solução se necessita de uma pickup para efetuar reboque de forma consistente?
Em suma, a melhor solução, por enquanto, é colocar totalmente de lado as ofertas 100% elétricas, isto até a tecnologia evoluir o suficiente.
Ao fim ao cabo, vai obter uma autonomia de colocar os nervos em franja, acreditem isto acontece e no vídeo pode mesmo notar os nervos do condutor a subir cada vez que a % da bateria descia. Aliás, e estamos a falar de um pack de baterias de 131 kWh de forma viável teria de obter também um carregamento ultra-rápido na sua garagem.
Em termos práticos, cá em Portugal carregar um pack de baterias de 131 kWh até 100% seria uma pequena dor de cabeça. Sim, não é de todo algo facil especialmente se viver numa terra fora dos centros populacionais. No entanto, pode ser que toda a infraestrutura evolua imenso até à chegada destas ofertas em força por cá.
Ainda assim, qual a sua opinião sobre a evolução elétrica? Já pensou em cobrar uma pickup 100% elétrica para o uso pesado? Como ficou a sua opinião após este teste? Partilhe connosco nos comentários em baixo.